Mercado

Moagem de cana bate recorde no Centro-Sul

A moagem de cana durante a primeira quinzena de agosto no Centro-Sul do país atingiu 40,085 milhões de toneladas, um crescimento de 34,4% sobre igual período do ano passado. O volume processado foi recorde, segundo a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica).

No acumulado da safra até o dia 15, o processamento da matéria-prima pelas usinas ficou em 286,638 milhões de toneladas, com aumento de 17,3% sobre igual período do ciclo passado.

Mas mesmo com volume recorde alcançado na quinzena passada, a Unica acredita que a marca não deverá se repetir tão cedo, uma vez que as chuvas voltaram a prejudicar o andamento da colheita de cana na região. A expectativa é de que haja uma redução na moagem em 10 milhões de toneladas de cana na segunda quinzena deste mês.

Do total da cana processada nesta safra, as usinas produziram 15,339 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de 23,4% sobre o mesmo período do ano passado. A produção de álcool no período ficou em 12,324 bilhões de litros, crescimento de 8,4%.

Das 23 novas unidades que devem iniciar as operações nesta safra, 12 deverão iniciar suas atividades até o fim de agosto.

Por conta do clima chuvoso, a Unica deverá rever suas estimativas de moagem para 2009/10. A expectativa é de que a produção de açúcar recue em 1 milhão de toneladas e a de álcool em 700 milhões de litros por causa da queda de quatro quilos de ATR (Total de Açúcar Recuperável) por tonelada de cana colhida no período.

Banner Revistas Mobile