O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na terça-feira (30/08), do evento “Brazil Green Energy Summit “, no Rio de Janeiro -RJ, promovido pelo Net-Zero Circle, plataforma digital global que une stakeholders para a neutralidade de carbono.
O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME, Rafael Bastos, falou sobre os desafios da política energética no Brasil e os esforços dispendidos para a contínua descarbonização da matriz energética brasileira. O secretário também destacou os programas “RenovaBio”, “Combustível do Futuro” e “Novo Mercado de Gás”.
Ao longo de dois dias, stakeholders em energia, bem como pioneiros regionais e líderes globais de energia, debateram e traçaram estratégias sobre o futuro da transição energética brasileira. Os participantes discutiram como o país pode utilizar sua matriz energética, os ventos do Nordeste e o sol em abundância para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Em sua fala, Rafael Bastos afirmou que a transição energética para economias de baixo carbono é um processo irreversível. “Entretanto, para garantir a segurança energética, será preciso conciliar a exploração e produção de petróleo e gás natural com as fontes renováveis e que o Brasil possui uma vasta gama de alternativas, para o contínuo desenvolvimento de sua matriz energética com baixas emissões“, disse.
LEIA MAIS > Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal
O secretário consignou que as políticas do Ministério de Minas e Energia procuram reafirmar o país como um destino atrativo para investimentos de longo prazo, sem pré-determinar rotas tecnológicas, assegurando competitividade, segurança legal e previsibilidade.
Entre os programas brasileiros que mais têm se destacado no cenário nacional e também internacional na busca pela redução nas emissões de carbono, estão o RenovaBio e o Combustível do Futuro, criados e implementados pelo MME.