Cogeração

MME discute estratégias para o futuro da transição energética no Brasil

Programas “RenovaBio”, “Combustível do Futuro” e “Novo Mercado de Gás” foram destaque em evento realizado no RJ

MME discute estratégias para o futuro da transição energética no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na terça-feira (30/08), do evento “Brazil Green Energy Summit “, no Rio de Janeiro -RJ, promovido pelo Net-Zero Circle, plataforma digital global que une stakeholders para a neutralidade de carbono.

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME, Rafael Bastos, falou sobre os desafios da política energética no Brasil e os esforços dispendidos para a contínua descarbonização da matriz energética brasileira. O secretário também destacou os programas “RenovaBio”, “Combustível do Futuro” e “Novo Mercado de Gás”.

LEIA MAIS > Ganhos consistentes obtidos por usinas através de sistema de RTO na Cogeração são destacados em painel sobre mercado de energia elétrica

Ao longo de dois dias, stakeholders em energia, bem como pioneiros regionais e líderes globais de energia, debateram e traçaram estratégias sobre o futuro da transição energética brasileira. Os participantes discutiram como o país pode utilizar sua matriz energética, os ventos do Nordeste e o sol em abundância para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Em sua fala, Rafael Bastos afirmou que a transição energética para economias de baixo carbono é um processo irreversível. “Entretanto, para garantir a segurança energética, será preciso conciliar a exploração e produção de petróleo e gás natural com as fontes renováveis e que o Brasil possui uma vasta gama de alternativas, para o contínuo desenvolvimento de sua matriz energética com baixas emissões“, disse.

LEIA MAIS > Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal

O secretário consignou que as políticas do Ministério de Minas e Energia procuram reafirmar o país como um destino atrativo para investimentos de longo prazo, sem pré-determinar rotas tecnológicas, assegurando competitividade, segurança legal e previsibilidade.

Entre os programas brasileiros que mais têm se destacado no cenário nacional e também internacional na busca pela redução nas emissões de carbono, estão o RenovaBio e o Combustível do Futuro, criados e implementados pelo MME.