Usinas

MME apresenta proposta de Projeto de Lei do Hidrogênio ao ‘Conselhão’

Texto é resultado das discussões realizadas no âmbito do Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio, coordenado pelo ministério

(Foto: divulgação MME)
(Foto: divulgação MME)

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, nesta terça-feira (7/11), a proposta de Projeto de Lei do Governo Federal para o marco legal do hidrogênio no Brasil ao Grupo de Trabalho de Transição Energética do Conselho Econômico Social Sustentável (CDESS), popularmente conhecido como “Conselhão”.

O texto é resultado das discussões realizadas pelo Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio (Coges-PNH2) ao longo dos últimos dois meses.

A diretora do Departamento de Transição Energética, Mariana Espécie, apresentou as principais características da proposta. “Consideramos a perspectiva da certificação do hidrogênio o ponto de partida para o desenvolvimento da economia do hidrogênio no país”, destacou a representante do MME.

LEIA MAIS >IrricaNOR conta com programação especial sobre irrigação da cana-de-açúcar

“A proposta aqui apresentada segue as melhores práticas adotadas internacionalmente e representa aquilo que consideramos ser o mais adequado para o Brasil se posicionar no mercado global de hidrogênio, trazendo a credibilidade e a transparência necessárias para que esse produto seja comercializado”, completou Espécie.

Com foco na regulamentação do processo de certificação do hidrogênio, a minuta proposta pelo Coges-PNH2 propõe a criação do Sistema Brasileiro de Certificação de Hidrogênio (SBCH2) e estabelece a estrutura, a governança e as competências dos órgãos que farão parte desse sistema. Além disso, o texto também estabelece diretrizes para a exploração e produção do hidrogênio natural (também conhecido como geológico) em território nacional.

A definição do marco legal-regulatório para o hidrogênio é uma das prioridades do Plano Trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2). Após discussões sobre o texto, a Secretaria Executiva do Conselhão informou que recepcionará as contribuições dos membros do CDESS até 17 de novembro. O MME receberá as contribuições à proposta até o dia 17 de novembro pelo e-mail [email protected].

Clique aqui para conhecer a proposta de projeto de lei do Coges-PNH2.

Clique aqui para consultar o Plano Trienal 2023-2025 do PNH2.

Banner Revistas Mobile