Mercado

Missão franco-americana queralianças para energias renováveis

O Governo do Paraná promove nos dias 9 e 10 de julho o Encontro Internacional de Energias Renováveis, em Curitiba. O evento conta com uma comitiva formada por empresas americanas e francesas que buscam parcerias comerciais nas áreas de biocombustíveis, energia fotovoltaíca, biomassa e novas tecnologias.

Para o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, em meio a crise energética e alimentar no mundo globalizado, a busca de energias alternativas é cada vez mais solicitada como meio de redução dos poluentes e como forma de escape da crise do petróleo.

O preço do barril de petróleo foi cotado acima dos US$ 141 no primeiro dia de julho de 2008, recorde histórico apesar destes estarem sendo quebrados continuamente desde 2007. No início de 2008 (02/01/08), os jornais divulgavam a marca histórica de US$ 100 o barril, o que representa um crescimento de 41% em apenas seis meses. Quando comparado o valor do barril em julho de 2007 com mesmo período deste ano, a variação é ainda maior, de 100%.

Segundo analistas, a produção de petróleo não acompanha o crescimento da demanda, que aumentou drasticamente nos países emergentes como Índia e China. O aumento dos preços dos combustíveis, a produção de etanol à base de milho e principalmente o aumento da demanda por alimentos inflacionaram os preços dos alimentos no mundo todo e inflacionam serviços e outros produtos, devido ao encarecimento da produção e da logística.

Hoje, o Paraná é o maior produtor de grãos do País e apresenta alternativas concretas que atendem ao interesse internacional para a compra de matéria-prima para a produção de biodiesel. De acordo com Moreira Filho, o estado quer privilegiar principalmente a agricultura familiar. “Ao lado da iniciativa privada, cooperativas, sindicatos, centros de pesquisa e universidades, o Paraná se tornou exemplo da prova que a substituição de áreas até então degradadas ou de pastagens podem ser utilizadas para a produção de culturas voltadas aos biocombustíveis”.

O encontro está sendo coordenado pela Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e apoio do Tecpar, Lactec, Copel, Sanepar e Itaipu.

Serviço – a reunião da missão franco-americana será no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). Empresários paranaenses interessados em participar devem se inscrever até 7 de julho pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (41) 3271-9106.

Durante o encontro será apresentado um panorama sobre as energias renováveis das três regiões, entre avanços tecnológicos, pesquisas e discussões promovidas por especialistas paranaenses e internacionais. As inscrições para palestras e painéis são gratuitas e podem ser feitas com a Secretaria da Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, no e-mail: [email protected] ou pelo telefone (41) 3240-9015.

Banner Revistas Mobile