Mercado

Ministro será homenageado em Piracicaba

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues que participa da solenidade de instalação do Pólo de Biocombustíveis de Piracicaba (SP) na próxima sexta-feira receberá a medalha Luiz de Queiroz após a solenidade. Criada há 27 anos, a medalha é concedida pela Esalq à personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento do agronegócio. O ministro também será o paraninfo da formatura das 100ª turma de Engenharia Agronômica, 29ª turma de Engenharia Florestal e 3ª turma de Economia Agroindustrial de 2003 da Esalq. Pela primeira vez nos 100 anos da Esalq, as turmas de diferentes cursos terão um único paraninfo.

Pólo de Biocombustíveis – De acordo com Rodrigues, uma das metas do pólo, sob a coordenação da Esalq, é preparar um programa de ação com projetos voltados aos interesses do setor produtivo, caracterizados em esforços nos campos de pesquisa e desenvolvimento, com cronogramas físico-financeiros e humanos necessários para um período de dez anos.

Também caberá ao Pólo de Biocombustíveis criar e operar a infra-estrutura necessária ao suporte e ao desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas no campo da agricultura energética, com ênfase na cana-de-açúcar e seus derivados, tanto na fase agrícola como na relativa ao processamento de produtos e subprodutos.

Na opinião do ministro, o Pólo de Biocombustíveis vai procurar efetivar a ações público-privado, por intermédio de empresas setoriais e de universidades, com fonte de recursos e sistema de seleção de projetos em programa plurianual, com recursos humanos alocados pelas entidades associadas ao programa.

“O Pólo de Biocombustíveis, que terá como principal fonte o álcool obtido da cana, será de extrema importância para a região de Piracicaba, tanto do ponto de vista científico e de pesquisa, como em relação à geração de emprego e renda. O álcool é considerado uma fonte de combustível renovável e menos poluente do que o combustível fóssil. O Brasil é o maior produtor mundial de álcool e de açúcar, e o estado de São Paulo responde por 60% na produção nacional. No período 2002/03, Piracicaba produziu 15,5% do total da safra de cana paulista”.

Banner Revistas Mobile