Mercado

Ministro rebate critica aos biocombustíveis

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, rebateu ontem as declarações de que a produção de biocombustíveis é uma ameaça para humanidade. “A preocupação em torno dos biocombustíveis não se aplica ao Brasil, mas à Europa e aos Estados Unidos que têm a produção agrícola distorcida, de um modo geral, por conta do grau de subsídios utilizados nestes países”, disse Stephanes.

O Brasil tem extensas áreas disponíveis para o cultivo de matéria-prima destinada aos biocombustíveis, sem para isso, prejudicar a produção de alimentos básicos. No caso da cana-de-açúcar, a matéria-prima utilizada na produção de etanol, a plantação do produto representa menos de 1% da produção total agrícola brasileira. Além disso, a expansão da cana está ocorrendo em áreas de pastagens subaproveitadas, que não concorrem com a produção de alimentos.

O governo vai também, definir até julho, o zoneamento agrícola para o cultivo de cana que irá determinar as áreas mais propícias para a produção da cultura, considerando, além dos aspectos agrícolas, os ecológicos e a possível competição com outros produtos.

Banner Revistas Mobile