Mercado

Ministro da Agricultura e empresários sucroalcooleiros vão para Ásia

O ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, vai liderar comitiva brasileira em viagem a países asiáticos. A missão será entre os dias 9 e 20 de março. Acompanhado de técnicos do ministério e de empresários dos setores sucroalcooleiro e de carnes suína e bovina, Guedes manterá encontros com autoridades governamentais do Japão, da Indonésia e de Cingapura, e participará de feiras e eventos importantes para a promoção do agronegócio e do biocombustível nacional.

A comitiva embarca para o Japão hoje e chega a Tóquio no domingo, onde ficará até o dia 14, quando segue para Jacarta (Indonésia). Na Indonésia, a missão cumprirá agenda de dois dias (15 e 16 de março). Em Cingapura, última parada, a missão brasileira permanecerá três dias (17 a 19 de março). Sua chegada ao Brasil está prevista para 20 de março.

A agenda, no Japão, começa segunda-feira (12) pela manhã, com encontro do ministro com o presidente da Mitsubishi Corporation, Yorihiro Kojima, para tratar de biocombustíveis. À tarde, o ministro, acompanhado de técnicos, tem audiência com o ministro da Economia, Comércio e Indústria (METI), Akira Amari, para finalizar acordo de comércio e investimentos em biocombustíveis. Guedes recebe, à noite, homenagem de empresários brasileiros e japoneses e de autoridades desse país, na Embaixada do Brasil.

Na terça-feira (13), o ministro viaja para Makuhari Messe, na província de Chiba, onde falará na abertura da Foodex Japan 2007, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, que este ano reúne 2.400 expositores de 70 países.

Ainda na terça-feira, Guedes participará de encontro com o ministro do Meio Ambiente do Japão, Masatoshi Wakabayashi, em que abordará a comercialização e o investimento em biocombustíveis no Brasil. No mesmo dia, Guedes reúne-se com o grupo Brazil-Japan Ethanol (BJE), que promove a utilização de etanol nesse país. Uma lei japonesa permite a adição de 3% de etanol à gasolina. Caso isto venha a se concretizar, o mercado japonês poderá absorver 1,8 bilhão de litros de etanol (cerca de 10% da produção nacional).

Na quarta-feira (14), o principal evento da comitiva ocorre às 10h: é o seminário “Attracting Investment to Biofuels Production and Distribution in Brazil”, organizado pela embaixada brasileira e por entidades empresariais japonesas, em que a discussão será novamente sobre biocombustíveis.

O evento contará, ainda, com apresentações de Alfred Szwarc, consultor da organização brasileira Unica (União da Agroindústria Canavieira), e do vice-presidente executivo da Brazil-Japan Ethanol (BJE), Kuniyuki Terabe, que falará sobre as perspectivas da comercialização de etanol e outros biocombustíveis no Japão, bem como de oportunidades de investimento em logística de distribuição.

O ministro viaja para a Indonésia no dia 14 e chega a Jacarta no dia 15 para cumprir seu primeiro compromisso oficial: reunião com o ministro da Agricultura, na qual será assinado um memorando de entendimento que cria o Comitê Consultivo Brasil-Indonésia, cuja primeira reunião ocorrerá na mesma ocasião. Uma coletiva de imprensa está prevista após a assinatura do memorando. No dia 16, Guedes fala, pela manhã, na abertura de seminário sobre agronegócio brasileiro realizado no Gran Meliá Hotel; e, às 15h, visita a feira Agribusiness Expo (Agrinex). Às 22h25, parte em voô para Cingapura.

No dia 17, em Cingapura, o ministro encontra-se com a direção da Autoridade Agrícola, Alimentícia e Veterinária de Cingapura (“AgroFood Veterinary Authority of Singapure” – AVA), e visita o laboratório de tratamento tecnológico alimentício da AVA. Na segunda-feira (19) pela manhã, o ministro encontra-se com a ministra de Estado do Desenvolvimento Nacional e com o diretor da AVA; às 14h, reúne-se com o ministro das Relações Exteriores; e, às 16h, avista-se com o ministro da Indústria e Comércio.

Banner Revistas Mobile