Usinas

Ministro da Agricultura defende mistura de 20% de biodiesel ao óleo diesel

Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) apoia ministro e quer, ainda, antecipar teor de 15%, previsto apenas para 2026

Ministro da Agricultura defende mistura de 20% de biodiesel ao óleo diesel

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse hoje, em Brasília, que é necessário regulamentar a mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel no teor de 20% (chamado B20).

Atualmente, o teor é de 12% (B12) e cronograma do governo estabelece B13 em 2024, B14 em 2025 e B15 em 2026. “Temos que regulamentar o B20 porque não tem como ficarmos mais discutindo a despoluição do mundo, discutindo mais a captura de carbono e ficar consumindo combustível fóssil”, afirmou o ministro.

Ele foi um dos palestrantes da abertura do seminário IV Biodiesel Week, no Ministério da Agricultura, organizado pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO). O evento tem o apoio da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) e celebra o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto.

LEIA MAIS >Usinas aderem ao DT Faceum na implantação de reconhecimento facial

Ao lado de Fávaro, o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), apoiou a manifestação do ministro e defendeu, inclusive, antecipar a entrada em vigor do B15 e a aprovação de lei para instituir um plano decenal voltado a assegurar a expansão escalonada do biodiesel no país. A FPBio prepara proposta de projeto de lei para instituir essa política decenal, disse Alceu Moreira. O vice-presidente da FPBio, deputado Orlando Silva (PcdoB-SP) também participou.

Ministro diz que Brasil consume diesel altamente poluidor

Fávaro criticou o governo anterior que inibiu a expansão do biodiesel ao discutir diferença de centavos de real no preço do diesel nas bombas, caso a mistura tivesse sido expandida à época. O governo anterior manteve o teor em apenas 10% (B10). Ele considerou “inconcebivel” a atitude, o que fez com que o país seguisse consumindo mais diesel S500 “altamente poluidor, no momento em que o mundo fala em descarbonização e, por causa de centavos, usamos um lixo (S500)”, disse. A mistura de biodiesel contribui para reduzir as emissões do diesel.

LEIA MAIS > Tecnologias do agro brasileiro são motivos de orgulho, diz ministro Carlos Fávaro

Alceu Moreira, presidente da FPBio, diz que defende a expansão mais acelerada do biodiesel. Ele pode ser produzido em todo o país e o Brasil pode se firmar como potência na produção e na comercialização de biocombustíveis. “Produzimos biodiesel de qualidade, de alta confiabilidade para o consumo”, disse.

Ele lembrou que a mistura de biodiesel ao óleo diesel precisa chegar logo a 20%. Entre as razões, Alceu Moreira citou a dinâmica para a cadeia de proteína animal. Essa mudança de teor para 20%, disse, irá proporcionar a produção de 16 milhões de toneladas de farelo de soja e cada 2,5kg de farelo vai permitir a produção de 1kg de frango para o mercado interno e para exportação. “Este é um exemplo da importância de expandirmos a produção e o uso de biodiesel. Ele é importante em vários sentidos. Negar isso é negar a vocação do Brasil para os biocombustiveis”, afirmou.

Banner Revistas Mobile