Mercado

Ministra diz que gás deve ser usado na indústria, não em carros

A ministra Dilma Roussef (Casa Civil) criticou nesta terça-feira, durante audiência na Câmara dos Deputados, a política de expansão do GNV (gás natural veicular) adotada no governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso. Para ela, o gás, considerado combustível nobre, deve ser destinado apenas para a indústria.

“Não precisamos esquentar casa [referindo-se ao sistema de calefação nos EUA e Europa] (…). Ele dá maior produtividade à indústria. É lá que ele tem que ser implementado. Um país que tem o etanol e o biocombustível não tem que fazer do GNV uma política de expansão.” Para ela, cabe ao governo dar um uso adequado ao gás, sem subsídios e sem expansão do GNV. A ministra ressaltou, no entanto, que a atual estrutura para o GNV são será alterada.

Como solução para o aumento do fornecimento de gás às empresas, ela afirmou que é preciso concluir o Plangás (Plano Nacional de Gás Natural), com uma rede de gasodutos. De acordo com Dilma, o gás deve ser um complemento do setor elétrico, sendo utilizado quando os reservatórios de águas ficam abaixo de determinado nível. A ministra ressaltou ser preciso monitorar o consumo, e quem precisar consumir, mais deve pagar o preço do mercado internacional.

Banner Revistas Mobile