Mercado

Minas Gerais deverá ter quebra de produtividade

img1538

O cenário de incertezas ainda predomina no Centro-Sul em 2012, com as situações climáticas dos últimos tempos. Na região mineira deCarneirinho e Limeira do Oeste próxima a Mato Grosso do Sul, a falta de chuva foi evidente. “Em relação a nossa estimativa inicial nessa região, deveremos ter uma quebra de 8% a 10% no primeiro trimestre. Os especialistas dizem que o ano safra será mais chuvoso, agora vamos esperar”, diz o gerente agrícola da Coruripe em Minas Gerais, José Marcos Jorgi.

img1539

Segundo ele, a situação está diferente na região da unidade de Campo Florido, pois a estimativa da empresa é aumentar em 7% a produtividade, principalmente devido a renovação dos canaviais e das chuvas ainda que mal distribuídas.

A Siamig, em sua estimativa de safra, divulgou previsão de moagem superior em 6,2% ao volume da safra passada, passando de 49,8 mi de toneladas esmagadas para 53 milhões de toneladas. Mas apesar do aumento de produção, segundo o presidente da Siamig, Luiz Custódio Cotta Martins, o setor enfrenta mais um ano de seca, o que prejudicou o crescimento do canavial e deverá comprometer severamente a produtividade, que poderá chegar nas 68 toneladas de cana por hectare, abaixo das 69 tc/ha da safra passada.

“O aumento da produção de cana se dá em função de uma maior renovação dos canaviais, mesmo diante da dificuldade em contrair financiamento junto ao BNDES para esse procedimento”, lembra o líder.

Banner Revistas Mobile