Mercado

Mercosul fecha acordo para levar proposta conjunta à mesa da Alca

Os países do Mercosul chegaram ontem a um acordo para tentar negociar juntos a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Os quatro países apresentarão uma proposta conjunta nas áreas de bens e serviços e adiarão para março ou abril a decisão sobre outros setores.

Os chanceleres dos quatro países do bloco se reuniram ontem em Montevidéu, no Uruguai. Os representantes do Uruguai e do Paraguai aderiram à posição de Brasil e Argentina, que, na terça-feira, haviam decido que apresentariam uma proposta comum nas negociações da Alca.

No próximo dia 15, quando termina o prazo para que os países apresentem suas propostas para a Alca, os quatro integrantes do bloco apresentarão apenas uma lista com ofertas de liberalização dos setores de bens industriais e de bens agrícolas da região. Os técnicos agora trabalham para chegar a um consenso para o setor de serviços de apresentar, no prazo, uma proposta única.

O Brasil conseguiu convencer os demais países a adiar a entrega das propostas das áreas de investimento e compras governamentais. Ontem, ficou decidido que o Mercosul não apresentará essas propostas no dia 15.

Reunião com os representantes dos quatro países do bloco será realizada até o início de abril para tentar obter também consenso nas duas áreas.

A posição anterior era que cada país entregaria uma proposta diferente nas áreas de compras governamentais e investimentos, o que, na avaliação brasileira, acabaria enfraquecendo o poder de negociação do bloco. (www.folha.com.br)

Banner Revistas Mobile