Mercado

FS investe em vagões da Rumo e aumenta o seu volume transportado por ferrovia

Com a aquisição de 80 vagões, a FS inicia modelo inédito de negócio e deve gerar uma redução de, aproximadamente, 50% nas emissões de CO₂

FS investe em vagões da Rumo e aumenta o seu volume transportado por ferrovia

A FS,  com unidades em Lucas do Rio Verde e Sorriso, em Mato Grosso, anunciou a ampliação do uso do modal ferroviário para o transporte de sua carga. A empresa adquiriu 80 vagões que serão operacionalizados pela Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, em um negócio de R$ 115 milhões.

Nas últimas décadas, o Brasil privilegiou o transporte rodoviário, apesar de o modal ser mais oneroso em vários aspectos para a sociedade e para o meio ambiente.

Em um modelo de negócio inédito para as duas empresas, a FS adquiriu os vagões para aportar capacidade no sistema e a Rumo vai fazer o transporte.

O etanol que sai das unidades no Mato Grosso seguirá em rota rodoviária até Rondonópolis -MT e de lá para Paulínia -SP, em linha férrea, passando pelo estado do Mato Grosso do Sul e atravessando o estado de São Paulo até chegar ao principal mercado consumidor de combustíveis do país, percorrendo aproximadamente 1.200 km, que deixarão de ser percorridos pelas rodovias.

“A ampliação da nossa capacidade de transporte ferroviário está alinhada com a estratégia da FS de buscar atender os mercados com a máxima eficiência logística e menor pegada ambiental”, afirma o CEO da companhia, Rafael Abud.

LEIA MAIS > Usina Pitangueiras encerra safra com uma moagem de 2.1 milhões de toneladas

Rafael Abud

Segundo ele, a parceria com a Rumo representa uma oportunidade para a viabilização da infraestrutura logística e a redução de custo de transporte da companhia. Com a ampliação da parceria a FS vai atingir 45% do seu volume total produzido sendo transportado pela ferrovia, além de gerar uma economia de, aproximadamente, 50% nas emissões de CO₂, substituindo 15 mil viagens de caminhões por ano nas estradas.

O vice-presidente Comercial da Rumo, Pedro Palma, conta que os vagões de combustíveis da empresa rodam praticamente cheios o tempo todo, com capacidade disponibilizada.

“Os fluxos são casados, representando a melhor eficiência logística. O vagão investido pela FS vai no sentido Mato Grosso — Paulínia e retorna com derivados de petróleo para serem distribuídos por todo estado. A Rumo já transporta aproximadamente 45% do volume de diesel do estado do Mato Grosso e esperamos crescer ainda mais”, comenta.

Como a vida útil dos vagões é estimada em 40 anos, a Rumo deverá ter um ativo para uso por longo prazo. A manutenção dos vagões é de responsabilidade da operadora.

LEIA MAIS > ORPLANA apresentará potencial brasileiro na produção de cana em encontro mundial de produtores

Pedro Palma

“O modelo de negócio é inédito para a FS e para a Rumo e traz vantagens para os dois lados, proporcionando cadência e previsibilidade no suprimento de etanol da FS para o Sudeste, e estabilidade e ganhos de produtividade para a ferrovia, por isso acreditamos no seu sucesso”, acrescenta Abud.

Pedro Palma lembra que a parceria entre a Rumo e a FS teve início em 2020 e desde então foi construída uma relação muito forte, pautada em resultados expressivos para as partes e impactos positivos em diferentes frentes, desde competitividade através de eficiência logística até a agenda ESG de ambas as empresas.

“Assim, entendemos que a FS é um ótimo parceiro para a agenda de crescimento Rumo, que está conectada diretamente com a nossa visão de longo prazo”.

LEIA MAIS > “País precisa adotar plano consistente de descarbonização da economia”, diz presidente da CNI

Essa parceria é mais um passo na estratégia de crescimento da Rumo no importante corredor logístico do Mato Grosso. “A área de combustíveis é muito relevante na Rumo e agora estamos crescendo cada vez mais nos biocombustíveis, principalmente etanol de milho. Neste ano de 2022, estamos crescendo mais de 20% no transporte de biocombustíveis, depois de ter crescido já 30% em 2021 e com essa parceria, os planos são ainda maiores para 2023”, afirma Palma.

“Fomos a primeira indústria a movimentar etanol, via ferrovia, a partir de Rondonópolis. Hoje, a FS obtém, com essa nova operação, uma redução de aproximadamente 25% em seu custo logístico na rota Lucas do Rio Verde – Sorriso, municípios onde estão localizadas suas fábricas, até a região sudeste. Dos 1,5 bilhão de litros de etanol produzidos anualmente pela FS, cerca de 50% têm como destino essas regiões”, acrescenta o diretor comercial de Etanol e Energia da FS, Paulo Trucco. A operação deve ser iniciada entre janeiro e abril de 2023.