Usinas

Mercado financeiro busca maior participação do agro

MAPA propõe a investidores programas com juros diferenciados mediante compromisso socioambiental

Mercado financeiro busca maior participação do agro

“Quer juros mais baratos? Então use defensivos biológicos, faça sequestro de carbono, ofereça melhores condições aos seus trabalhadores, recupere áreas degradadas. Vamos educar e fazer a nossa agricultura ainda mais sustentável“, destacou Carlos Ernesto Augustin, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que propõe a investidores juros diferenciados mediante compromisso socioambiental.

Os programas desenvolvidos pelo Governo Federal para o setor do agronegócio, foram apresentados pelo MAPA, durante a XP Agro Conference, realizada na quarta-feira (1º), em São Paulo.

LEIA MAIS > Beterraba garante produção de açúcar nos EUA

Durante o evento tratou-se da proposta que está sendo desenvolvida pelo ministro Carlos Fávaro para a transformação de pastagens degradadas em áreas produtivas com compromisso socioambiental.

Nos últimos cinco anos, a agricultura tem registrado crescimento de cerca de 1,5% ao ano em área de plantio. Com o programa de recuperação de pastagens, há a possibilidade de aumento de até 2 milhões de hectares anualmente. “Diferentes taxas de juros para diferentes comprometimentos sociais e ambientais. Esta é a frase em torno da qual a gente tem que equacionar como fazer e mostrar ao mundo a nossa agricultura sustentável“, explicou aos investidores, Augustin.

Ao longo da conferência, produtores e investidores conversam para ampliar a participação do agro em instrumentos financeiros para bancar o custeio da atividade.

Nos últimos três anos, o agro conseguiu captar cerca de R$ 90,5 bilhões no mercado de capitais, sendo a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) o mais utilizado pelo setor, com R$ 67,5 bilhões.

LEIA MAIS > Usina Santa Terezinha nega devolução de terras e prevê aumento na produção na safra 2023/24

À primeira vista, o montante parece expressivo, mas a participação equivale a 5% do total das operações, segundo o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento. “Há um número gigante de excluídos do agro do mercado de capitais”, reforçou Nascimento, durante a XP Agro Conference.

O dirigente afirmou que a autarquia vem trabalhando em iniciativas que descentralizem e democratizem o acesso dos investidores do varejo a esses instrumentos, como o Open Capital Markets, que deverá permitir a transferência de custódia de fundos entre instituições, como Fiagros, sem a necessidade de liquidação da posição.

Na visão do presidente do conselho da XP Inc., Guilherme Benchimol, há potenciais para além dos CRAs, especialmente em Fiagros e ofertas públicas iniciais de ações (IPO, em inglês).

“Os CRAs são uma realidade, temos potencial do Fiagro, mas ainda precisamos criar uma avenida para conectar o agro à Faria Lima e escoar capital para essa atividade tão importante”, disse o chairman da XP.

Banner Revistas Mobile