Usinas

Menos custos, mais sustentabilidade

Tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Citrotec® reduzem custos operacionais, diminuem consumo energético e tornam o manejo de vinhaça sustentável e rentável

Menos custos, mais sustentabilidade

Desde 2000, a Citrotec® desenvolve tecnologias que revolucionam os setores sucroenergético, alimentício, mineração e evaporação de efluentes. Para isso, a empresa investe constantemente em inovações para oferecer três principais benefícios às indústrias: baixo consumo energético, redução de custo operacional e diminuição de passivo ambiental.

Atualmente, 75% dos equipamentos voltados para concentração de vinhaça utilizados pelas indústrias brasileiras são fabricados pela Citrotec®. Onde destilarias atmosféricas e a vácuo são projetadas para serem acopladas a evaporadores Ecovin, produzindo etanol com baixíssimo consumo energético e vinhaça concentrada.

  • EcovinJL® e Ecovin®

O projeto do EcovinJL® foi inicialmente desenvolvido pela Citrotec® em parceria com o engenheiro químico Jaime Lacerda, um ícone no setor sucroenergético, e consistia no reaproveitamento energético do vapor alcoólico do topo da coluna de destilação para concentrar a vinhaça em evaporadores de múltiplos efeitos.

LEIA MAIS > Usinas com melhor performance serão destacadas no MasterCana Centro-Sul

Em 2015, buscando o casamente perfeito entre destilaria e concentrador de vinhaça, a Citrotec® firmou uma importante parceria com a ETECH, empresa do renomado engenheiro Paulo Barci, especializada no desenvolvimento de destilarias. Um dos frutos dessa parceria foi o aprimoramento das colunas de destilação e de seus internos, reduzindo a sua perda de carga e possibilitando o desenvolvimento de uma solução completa e perfeitamente integrada para realizar a produção de etanol e concentração de vinhaça sem consumo adicional de vapor: O EcovinJL® de segunda geração acoplado a destilarias de elevada eficiência. “Com essas tecnologias aliadas, as usinas alcançam números de consumo de vapor significativamente inferiores aos praticados atualmente”

Além do Brasil, a tecnologia é patenteada na Austrália, África do Sul e Colômbia.

A concentração de vinhaça também pode ser feita utilizando-se vapor de caldeira como fonte de energia, através de um evaporador Ecovin®, com até 10 efeitos de evaporação em série e com condensadores evaporativos autônomos. Tanto o EcovinJL® quanto o Ecovin® podem reduzir em 10 vezes, ou mais, o volume da vinhaça.

LEIA MAIS > Gastão de Souza Mesquita é o Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul 2022

O processo de concentração da vinhaça possibilita utilizá-la como fertilizante devido, principalmente, a sua elevada concentração de potássio (K2O), além de diminuir os custos com transporte e aplicação desse produto na adubação das lavouras. Uma boa prática para o concentrado de vinhaça é enriquecê-lo com outros nutrientes, como compostos nitrogenados e defensivos agrícolas. Dessa forma, são diminuídas etapas de cultivo agrícola e o “payback” do equipamento ocorre em aproximadamente duas safras.

Os “Evaporadores Citrotec” utilizam o princípio de Névoa Turbulenta Descendente, conhecido internacionalmente como T.A.S.T.E. Esse princípio é formado pelo efeito de “flash” nos “Top Cones”, devido ao diferencial de pressão do bombeamento do produto e do vácuo presente no equipamento. A névoa é acelerada termicamente até velocidades altíssimas, resultando em altos coeficientes de troca térmica e um escoamento altamente turbulento, dificultando as incrustações.

LEIA MAIS > Anderson Travagini é eleito Executivo do Ano no MasterCana Centro-Sul 2022

“Tudo o que a Citrotec® desenvolveu até o momento é inovador para o setor”. Um exemplo é o princípio de Névoa Turbulenta Descendente, essa tecnologia é amplamente empregada no setor de suco cítrico e foi, satisfatoriamente, introduzida pela Citrotec® no setor sucroalcooleiro. Outro exemplo é o EcoWaste®, um novo conceito de reaproveitamento energético para o setor, o qual é também, amplamente empregado no setor cítrico. O conceito resume-se em utilizar os gases de escape das caldeiras de bagaço como fonte de energia para concentrar a vinhaça, sem consumo adicional de vapor. Com a sua aplicação, os lavadores de gases são eliminados, suprimindo assim o gasto de água.

“Estamos quebrando vários paradigmas no desenvolvimento de equipamentos e processos com baixo consumo de vapor, permitindo a produção de etanol a partir do milho e cana durante o ano todo com a mesma energia (bagaço de cana)”, diz Sampaio e Barci.

LEIA MAIS > Profissionais de usinas participam de benchmarking industrial exclusivo

  • Destilaria com Baixa Emissão de Vinhaça (DBEV®)

A Destilaria com Baixa Emissão de Vinhaça (DBEV®) é a evolução dos sistemas convencionais de destilação, utilizando o conceito de Destilaria em duplo efeito e a vácuo. Desenvolvida em duas versões, permite que o investimento na concentração de vinhaça seja feito em etapas, tornando o processo mais econômico do que o atual (Destilaria + EcovinJL®).

A DBEV® já fornece uma relação litros de vinhaça / litros de álcool que é, no mínimo, a metade do valor obtido em um aparelho atmosférico convencional.

“Esse arranjo permite o aproveitamento total da energia interna do processo de destilação em múltiplos efeitos, desde a pressão até o vácuo”, explica Sampaio e Barci.

• Aparelhos de destilação e desidratação a vácuo
Os aparelhos para destilação produzidos pela Citrotec®/Etech, são voltados para a produção de etanol hidratado, extrafino e anidro, sempre com a possibilidade de elevar a eficiência empregando equipamentos a vácuo e até mesmo em duplo efeito.

LEIA MAIS > Lideranças femininas debatem desafios do mercado de trabalho

“As vantagens no consumo específico de vapor da destilação à vácuo quanto a atmosférica, passam a ser notórios somente quando o grau do vinho é superior a 10º GL”

  • Condensador Evaporativo para Turbinas de Condensação

Ainda com foco no baixo consumo energético, redução de custos e na sustentabilidade, o Condensador Evaporativo para Turbinas de Condensação condensa o vapor de escape da turbina através de princípios termodinâmicos. É de simples e fácil operação. “Isso gera considerável economia no consumo energético e maior potência líquida na geração de energia. Além disso, dispensa o uso de torres de resfriamento e pode ser produzido em módulos”, esclarece Sampaio.

  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação fazem parte de nosso DNA

“A Citrotec® investe constantemente em pesquisas e desenvolvimento de melhorias e novos produtos para gerar maior rentabilidade para as indústrias. Os nossos protótipos passam por testes práticos para comprovar a tecnologia. Nós trabalhamos com soluções inovadoras e seguras para estar sempre um passo à frente, oferecendo aos clientes produtos e serviços de alta qualidade”, ressalta Sampaio.

A mais recente conquista da empresa é a produção de equipamentos para a produção de etanol 2G, que confere a Citrotec® o DNA de desenvolvimento de destilação e evaporação em processos inovadores do setor. Isso nos orgulha muito e aproveito para parabenizar a todos os nossos colaboradores e parceiros”, finaliza Sampaio.

LEIA MAIS > “Crédito rural obrigatório não vai acompanhar crescimento do agro brasileiro”

A Citrotec® é uma das principais fornecedoras de equipamentos e soluções tecnológicas para indústrias do país. A empresa atende totalmente as necessidades do projeto, desde a sua engenharia básica, projeto termodinâmico, estrutural, detalhamento dos corpos, fabricação dos equipamentos, montagem em campo, “start up” e garantia de performance. Dessa forma a Citrotec® assume o máximo de responsabilidade e garante segurança e facilidade ao cliente.

Atualmente, possui duas filiais internacionais (Estados Unidos e México) e dois parques fabris modernos, com mais de 20 mil m² em Araraquara -SP, que exportam para países como Argentina, Costa Rica, Espanha, Portugal, Paquistão, Grécia e Gana, além dos Estados Unidos e México. ​

Também conta com fortes parcerias capazes de atender às mais diversas necessidades dos setores que atende, como a ETech, BTZ, Uni-Systems, Açoplast e UMR.

Visite o stand da Citrotec® na Fenasucro & Agrocana, Rua B Estande B26. De 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho (SP), e saiba mais sobre as novidades e principais tecnologias para o setor sucroenergético.

• ETANOL HIDRATADO COM CONCENTRAÇÃO DE VINHAÇA (EconvinJL)
 Teor Alcoólico: 95,1 e 96 º GL
 Apresenta álcoois secundários e terciários
 Redução do volume de vinhaça em 10x, ou mais.
• ÁLCOOL NEUTRO EXTRAFINO
 BIDESTILADO
 ISENTO DE IMPUREZAS
 ISENTO DE ALCOÓIS SUPERIORES
 BAIXA ACIDEZ
 PROPÍCIO PARA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, COSMÉTICOS, FARMACEUTICA E QUIMICA EM GERAL.
• ÁLCOOL ANIDRO (Peneira Molecular)
 Teor Alcoólico: Pelo menos 99,6 º GL
 Utiliza sólidos porosos (Zeólitas) para aprisionar a água e liberar etanol anidro.
 Funcionamento de forma independente ou acoplado em destilaria de etanol hidratado

Esta é a matéria de capa do JornalCana de Agosto/Setembro de 2022. Para acessar, clique aqui 

Banner Revistas Mobile