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Melhor prevenir do que superlotar

No desmonte que caracteriza a entressafra, as fábricas do Centro/Sul

manutenção estão agora empenhadas em fazer a manutenção de seus equipamentos. A frota automotiva – que realiza o corte, carregamento e transporte, o CCT – recebe cuidados especiais. As oficinas e pátios das usinas estão lotadas de caminhões, carretas, transbordos, carregadeiras, ônibus e demais equipamentos, todos sendo preparados para retomar as atividades em dois meses, no máximo.

A circulação de veículos e mecânicos nesses pátios lembra o circo de Fórmula 1. É uma verdadeira correria atrás de peças de reposição e de serviços especializados.

Como muitos veículos precisam de reparos, não raro essa alta demanda provoca transtornos e atrasos nos serviços que, por sua vez, podem afetar o plantio e principalmente o reinício de safra.

Foi tentando evitar tumultos deste tipo que se adotou com sucesso o conceito da manutenção preventiva e preditiva dos equipamentos.

Na Açúcareira Guaíra de Guaíra, SP, a manutenção preventiva acontece o ano todo, com programação de inspeção e manutenção periódica dos

equipamentos durante toda a safra, evitando a chamada manutenção

corretiva na entressafra.

De acordo com Edimar Andrade Miguel, gerente de manutenção da Usina Guaíra, no caso da frota canavieira ele conta com uma reserva técnica de 10% o que possibilita a gestão da manutenção preventiva sem prejuízo à produção.

Edimar diz que para o sistema preventivo de manutenção funcionar é necessário levar em consideração aspectos fundamentais como histórico de vida útil de peças e equipamentos, sistema de gerenciamento de manutenção de frotas que dê suporte de indicadores, monitores de operações no campo, treinamento para operadores, motoristas e mecânicos e análise periódica de óleos lubrificantes.

Na Usina São José da Estiva de Novo horizonte, SP, que em 2004 foi

ganhadora do Prêmio MasterCana/Interior na categoria “Logística, Transportes e Mecanização Agrícola” durante a safra é realizada manutenção programada para troca de oleo/filtros e execução de check list de manutenção e monitoramento de toda frota através de análises de lubrificantes onde se pode predizer falhas, explica Marcelo Henrique Bassi gerente de motomecanização.

Segundo Bassi, em 95% dos casos, as manutenções são efetuadas na própria empresa, ficando somente os serviços especializados ou de

pequena ocorrência para serem efetuados fora.

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