Mercado

Meio ambiente e Código Florestal em debate

A União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) organizam nesta quarta-feira, 18 de agosto, o seminário “Agricultura X Meio Ambiente? Um Debate sobre o Código Florestal Brasileiro”, com o objetivo de esclarecer aspectos técnicos sobre a legislação que tramita no Congresso Nacional e que tem suscitado debates como o que coloca o crescimento agrícola em total oposição à preservação ambiental.

As exposições serão feitas pelos especialistas Gerd Sparovek, pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), e André Nassar, diretor-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE). A mediação do debate será de Marcos Jank, presidente da UNICA, e de Sérgio Fausto, diretor-executivo do iFHC.

“A interpretação retroativa que vem sendo dada à reserva legal tem o potencial de comprometer 3,7 milhões de hectares de terras férteis cultivadas há mais de um século no território paulista, implicando perdas de receita de R$ 5,6 bilhões ao ano e aumentos exponenciais nos custos de produção e no preço da terra”, observa Marcos Jank, presidente da UNICA. O executivo enfatiza a importância do debate para a sociedade conhecer e analisar a legislação que está sendo definida: “Jamais deveríamos aceitar tamanha dicotomia entre crescimento agrícola e preservação ambiental, até porque, nosso País permite a realização de ambas, de forma mais competente do que em qualquer outra região do planeta.”

Para Sérgio Fausto, diretor-executivo do iFHC, “a motivação do iFHC é a de esclarecer a questão em pauta com o melhor conhecimento técnico disponível. Os debatedores foram escolhidos com esse propósito.”

Gerd Sparovek tem experiência em temas de análise do sistema de produção agrícola, desenvolvimento rural e planejamento do uso da terra. Coordenou vários projetos de investigação para o Governo Federal para avaliação de políticas em áreas de reforma agrária, crédito fundiário, certificação agrícola e produção de alimentos por agricultura familiar. Sparovek possui uma sólida formação em modelação física relacionada à ciência do solo e análise do clima. E é membro do projeto Agricultural Land Use and Expansion Model.

André Nassar é engenheiro agrônomo pela ESALQ e doutor e mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), ambas da Universidade de São Paulo. Nassar dirige o ICONE desde 2007, tendo sido gerente geral da mesma organização desde seu lançamento, em 2003. Ele acumula vários anos de experiência auxiliando tecnicamente associações de classe do agronegócio brasileiro em temas relacionados a comércio internacional, negociações internacionais, barreiras ao comércio e temas ambientais. Além disso, coordena o projeto de modelagem de uso da terra do ICONE.

O seminário poderá ser acompanhado em tempo real, via webcast, no dia 18 de agosto, das 17h às 19h, pelos sites do iFHC (www.ifhc.org.br) e daUNICA (www.unica.com.br).

Banner Revistas Mobile