Mercado

Matriz energética colombiana pode se expandir com a biomassa da cana-de-açúcar

Matriz energética colombiana pode se expandir com a biomassa da cana-de-açúcar

Na Colômbia,  a matriz energética é 70% renovável, basicamente hidráulica, mas ainda pouco explorada no que diz respeito a biomassa de cana-de-açúcar.

Leia mais: Produtores de açúcar colombianos pagarão multa milonária por formação de cartel

Com potencial para cogerar eletricidade a partir do bagaço da cana, das 15 usinas existentes, 12 já fazem cogeração e cinco possuem destilarias no mesmo complexo. Juntas, produzem 25 milhões de toneladas de cana; 2,4 milhões de toneladas de açúcar e 400 milhões de litros de etanol anidro por ano.

Leia mais: Colômbia inaugura maior destilaria de etanol do país

Apesar de todo o potencial, a matriz energética colombiana usa somente 0,47% da sua matriz em biomassa de cana-de-açúcar e possui um enorme potencial para se expandir usando a biomassa como fonte renovável. “O país tem 72 MW de potência instalada e com possibilidade de levantar esta geração para 300 MW rapidamente, disse o diretor técnico da Reunion Engenharia, Jorge Scaff. Como referência, o Brasil conta com 7,5% da sua capacidade instalada suprida por biomassa de cana-de-açúcar.

Leia mais: Moagem de cana cresce 12% na Colômbia

Atualmente a Colômbia ainda utiliza a cana mais para produzir açúcar e deixam de lado o potencial em gerar mais etanol e, principalmente, mais energia elétrica através da biomassa.

Apesar de o mercado mundial de açúcar estar no viés de preços baixos, as usinas locais dependem de subsídios para comercializarem seus produtos e têm um quadro grande de colaboradores (diferente do Brasil que utiliza 1/3 de pessoas para um mesmo tamanho de planta industrial). “É um setor côncavo que possui uma quantidade alta de equipamentos e com um corpo interno exclusivo para pequenos projetos. O diferencial é que moem o ano todo, pois têm um regime de chuva espaçado”, disse Scaff.

Em síntese, há um universo grande na Colômbia. Existem muitas possibilidades de atuação, melhorias em termos de soluções tecnológicas por meio de projetos especializados de engenharia e aceitação de mão-de-obra estrangeira.

Banner Revistas Mobile