Mercado

Mato Grosso organiza Bienal dos Negócios da Agricultura

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, participarão da abertura da Bienal dos Negócios da Agricultura, no dia 24 de agosto. Furlan fará a palestra de abertura do evento, expondo a posição do governo federal a respeito do agronegócio brasileiro. A Bienal será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Estão sendo investidos cerca de R$ 2 milhões no evento, que pretende atrair um público de 3,5 mil pessoas entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e estudantes.

A Bienal quer promover uma agenda positiva para o produtor rural, oferecendo alternativas para a superação da crise no campo. “Da porteira para dentro, o produtor brasileiro é o mais competente do mundo, ninguém o supera”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – Famato, Homero Pereira.

Na programação dos dias 25 e 26, estão confirmados os mais renomados especialistas do setor como o economista Paulo Rabello de Castro, o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luís Antônio Pinazza, e o pesquisador Marcos Sawaya Jank, do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais – Ícone.

Outro objetivo do evento é fomentar discussões cada vez mais urgentes no cenário nacional, como a responsabilidade ambiental. O cientista americano Daniel Nepstad, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – Ipam e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, participarão de um painel sobre os conceitos e a prática da gestão ambiental. O tema também será abordado na programação de palestras setoriais sobre reflorestamento e bioenergia.

O trabalho escravo também será debatido durante o encontro, com o lançamento de uma cartilha, que explicará de forma clara como funciona a legislação e como proceder no dia a dia com o trabalhador rural. O material, produzido, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania-Setec, será distribuído para os produtores.

Banner Revistas Mobile