Usinas

Mais de 50% das usinas de cana do MS continuam em safra

Usina Sonora: unidade em operação no Mato Grosso do Sul
Usina Sonora: unidade em operação no Mato Grosso do Sul

Mais da metade das usinas de cana-de-açúcar do estado do Mato Grosso Sul continua a moagem de cana neste mês de janeiro. A safra 2015/16, que deveria ter sido encerrada em dezembro passado, prossegue por conta da oferta de cana-de-açúcar não colhida por conta das chuvas.

Usina Sonora: unidade em operação no Mato Grosso do Sul
Usina Sonora: unidade em operação no Mato Grosso do Sul

“A chuva não parou e dezembro foi um mês de baixa produção para as usinas. E como resultado do excesso de chuvas ao longo da safra, muitas unidades prorrogaram a moagem, no Estado mais de 50% das usinas ainda estão em atividade”, diz Roberto Hollanda, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

Conforme a Biosul, o estado do Mato Grosso do Sul possui 22 unidades produtoras de açúcar e de etanol em operação.

Conforme dados da safra 2015/2016 com moagem até 31 de dezembro, a Biosul estima em 43,28 milhões de toneladas de cana-de-açúcar o volume acumulado de matéria-prima processada. O volume é 4% maior em relação ao mesmo momento na safra anterior.

Comparativo

Na segunda quinzena de dezembro foram processadas 986 mil de toneladas de cana, 4,18% maior que no mesmo período na safra passada.
Até a segunda quinzena de dezembro foram produzidas 1,23 milhão toneladas de açúcar, volume 6% menor que a produção registrada anteriormente, que foi de 1,31 milhão de toneladas.

Dados referentes à produção de etanol registram que o acumulado até 31 de dezembro foram produzidos 611,5 milhões de litros de etanol anidro e 1,94 bilhão de litros de etanol hidratado, resultando 2,55 bilhões de litros de biocombustível produzido, volume 8,26% maior que na safra 2014/2015.

Banner Revistas Mobile