Mercado

Mais de 100 rurícolas serão requalificados na região de Araçatuba

Cerca de 130 cortadores de cana estão sendo qualificados para assumirem as funções de soldadores, eletricistas de caminhão e mecânicos de trator na região de Araçatuba (SP). A ação faz parte do projeto Renovação de requalificação profissional. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (12) no Centro Cultural e Educacional Kenkiti Kimura do Grupo Clealco, em Clementina (SP). A cerimônia de abertura reuniu representantes de seis usinas da região, Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Feraesp – Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo, prefeituras e sindicatos da região, e empresas do setor sucroenergético.

Segundo o diretor do setor recursos humanos da Clealco, José Antonio Basseto Junior, a empresa já tinha por prática requalificar seus cortadores de cana para trabalharem em outras funções na empresa, pois só neste ano 70% da cana será colhida com máquina. “O Projeto Renovação veio de encontro à uma política já desenvolvida por nós, e por isso fizemos questão de apoiar”.

Para que aulas práticas pudessem acontecer no Centro Educacional a Clealco contou com a colaboração das empresas Pirelli/Campneus, Grupo Ipiranga, Dinatec e Unimil que cederam peças e instrumentos para serem usados pelos alunos. “A Clealco preparou toda uma estrutura e também está oferecendo local apropriado para as aulas práticas no campo, isso por que acreditamos que a profissionalização é importante para o setor e principalmente para as pessoas” finaliza Basseto.

Projeto Renovação

O Renovação, liderado pela Unica, trata-se de uma das maiores iniciativas de requalificação de trabalhadores já implantada pelo setor sucroenergético no mundo, que em apenas quatro meses de atividades já requalificou 520 cortadores de cana em regiões canavieiras em São Paulo.

Os cursos são ministrados por professores do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Diferente das demais regiões, as aulas teóricas e práticas em Araçatuba estão sendo desenvolvidas no Centro Cultural e Educacional Clealco, um espaço que foi construído pela empresa no ano de 2009 com a finalidade de treinar e profissionalizar seus colaboradores.

Banner Revistas Mobile