Mercado

Lula vai pedir a Bush queda gradual na tarifa do etanol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve propor amanhã ao presidente americano, George W. Bush, durante reunião reservada em São Paulo, um acordo para reduzir de forma gradual as barreiras dos EUA ao etanol brasileiro#. O alívio tarifário deve ser atrelado, porém, à elevação da produção nacional no médio prazo. Quanto mais álcool produzido no Brasil, menor seria a tarifa.

Os EUA se opõem à proposta. Thomas Shannon, secretário-assistente do Departamento de Estado para a América Latina, que acompanha Bush, disse ontem que o Brasil não tem condições de exportar etanol em grandes volumes sem prejudicar o abastecimento doméstico. “Pelo que os especialistas brasileiros nos dizem, o Brasil não será capaz de atender sua demanda interna”, disse. “Focar no mercado externo neste momento parece refletir um entendimento sobre o mercado brasileiro que está no passado, e não no presente ou no futuro”.

Produtores e exportadores de carne enviaram carta ao presidente Lula pedindo que ele inclua a abertura do mercado americano à carne bovina in natura na pauta de discussões com Bush.

Banner Revistas Mobile