Mercado

Lula inaugura usina de biodiesel no Pará

O presidente Luis Inácio Lula da Silva participa hoje (27 de abril), da inauguração de uma usina de biodiesel do Grupo Agropalma em Belém (PA). A unidade de produção de combustível usará como matéria-prima o fruto da palma, espécie de palmeira que produz frutos oleaginosos. A planta foi desenvolvida com tecnologia totalmente nacional, utilizando materiais e mão-de-obra brasileiras.

A usina terá capacidade de produção de 8,5 milhões de litros de biodiesel por ano, a matéria-prima é um subproduto da refinaria de óleo de palma, chamada borra ácida, que consiste basicamente de ácidos graxos. O processo da produção do biodiesel prevê a utilização tanto de etanol quanto de metanol.

A empresa Dedini S/A Indústrias de Base, forneceu todos os equipamentos e instalações da planta de biodiesel, como tanques de matéria-prima e insumos, reatores, destilador, condensadores, torre para recuperação de metanol e seus condensadores, trocadores de calor, reservatórios de produto e subprodutos, caldeira de fluido térmico, torre de resfriamento, instalações elétricas e toda automação.

Banner Revistas Mobile