Mercado

Lula deve anunciar usina de biocombustível em Roraima

Biocombustível: Lula deve anunciar construção de usina em Roraima Um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Roraima, revelou o inajá (palmeira oleaginosa nativa da região amazônica), como excelente fonte para produção de biocombustível.

Com o objetivo de otimizar o aproveitamento da planta, a Petrobras assinou acordo de parceria com a prefeitura de Mucujaí, para a construção de uma usina para a produção de biodiesel a partir do inajá. O anúncio oficial do empreendimento deve ser feito pelo presidente Lula no dia 14 de setembro, durante visita ao Estado.

Leite: encontro técnico ocorrerá em Lages (SC)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove no período de 14 a 16 de setembro, no Sesc Pousada Rural, na comunidade Rincão Comprido em Lages, o encontro técnico sobre Bovinocultura de Leite. Participarão da atividade 28 prestadores de serviços do segmento.

O treinamento será ministrado pelos técnicos, Josino Rodrigues Paim Filho, André Thaler Neto e Athos de Almeida Lopes Filho. O objetivo, explica o consultor do Senar/SC e coordenador do evento, Olices Santini, é o nivelamento técnico e pedagógico para prestadores de serviços que atuam na bovinocultura de leite e a programação envolve procedimentos técnicos para desenvolvimento do plano instrucional e revisão da lista de material e estrutura para execução do treinamento.

Cooperativismo: Frente Parlamentar paulista reúne-se hoje

O 1º Encontro da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop/SP) ocorre no dia 14 de setembro, às 19 horas, em São Paulo. Promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), o evento terá a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que proferirá a palestra “Proposta de Modificação do Código Florestal”, uma abordagem embasada em estudos técnicos, que prima pelo equilíbrio entre desenvolvimento sustentável, produção rural e conservação ambiental. O ministro promete mostrar o impacto do Código Florestal não apenas para o setor rural, mas para qualquer cidadão brasileiro. O evento será no Espaço Armazém, que fica na Rua Jaguaré Mirim, 164 – Vila Leopoldina – São Paulo

Frutas: semana internacional ocorre em Fortaleza (CE)

A 16ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2009), promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Fruticultura e Agroindústria, será realizada no Centro de Convenções de Fortaleza (CE). Mais informações no Instituto Frutal – www.frutal.org.br, tel. (85) 3246-8126.

Ipea divulga 2ª edição do Boletim Regional, Urbano e ambiental

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgará nesta segunda-feira, dia 14, a segunda edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental, elaborado pela Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos (Dirur) do Ipea.

A coletiva começará às 10h e terá transmissão online pelo site do Ipea. O evento acontece no auditório do Ipea, no edifício BNDES, em Brasília. Na sua segunda edição, o Boletim Regional, Urbano e Ambiental apresenta discussões que vão desde questões metodológicas sobre convergência de renda entre regiões até uma avaliação do impacto da crise sobre o setor turismo.

As questões ambientais são tratadas, nesse Boletim, sob três prismas: oferta habitacional e licenciamento ambiental; valorização ambiental e desenvolvimento regional; e a sustentabilidade ambiental a partir da análise da produção de alumínio na Amazônia.

Banner Revistas Mobile