Mercado

Logística foi tema de debate entre parlamentares

img6217

Nesta quarta-feira (17/4), representantes da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram para discutir assuntos referentes ao escoamento de safra do agronegócio brasileiro, um gargalo em diversas esferas.

O secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo, Caio Rocha, disse que o sistema de logística e transportes do Brasil é umas das principais pautas do governo. Segundo o representante, o setor agropecuário tem trabalhado para minimizar os problemas de escoamento da produção. “A safra de 2013 está estimada em 185 milhões de toneladas. É uma previsão animadora, mas precisamos reestruturar a logística. O Plano Nacional de Armazenagem do Governo Federal está em desenvolvimento e deve ser lançado em breve sob a coordenação do ministro Antônio Andrade”, disse.

Durante o encontro, o presidente da Câmara Temática, José Torres, falou do compromisso do setor com o tema. “Precisamos ampliar os debates, identificar os problemas e contribuir com ações junto às administrações responsáveis”, salientou.

Em entrevista ao JornalCana, no início de abril José Vicente Caixeta Filho, professor do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), disse que para o setor sucroenergético a questão portuária ainda é o maior problema. “Quando pensamos em portos e setor sucroenergético o grande problema é o acesso. Imaginando que a safra será produtiva, a quantidade de etanol e açúcar a serem exportados será enorme. No caso do açúcar, se o produtor seguir direto do processo industrial ao porto, o número de veículos também será grande. Infelizmente, a dependência rodoviária brasileira ainda é muito forte”, explicou.

A próxima reunião da Câmara está marcada para o dia 15 de maio.

Banner Revistas Mobile