Mercado

Litoral gaúcho terá maior usina eólica da América Latina

O parque eólico – de geração de energia através dos ventos – que será construído pela empresa Ventos do Sul Energia no município de Osório, litoral gaúcho, será o maior da América Latina. Conhecida na região como “Cidade dos Ventos”, pelo Minuano, conhecido vento que vem do sul, atingindo a cidade no norte do Rio Grande do Sul.

A localização geográfica privilegiada pode garantir a Osório a maior capacidade de geração de energia eólica do mundo, prevista em 150 megawatts (MW), segundo o presidente da companhia Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan.

O projeto eólico de Osório é o primeiro realizado dentro do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Fontes Alternativas(Proinfa), e também o primeiro a receber financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Forma R$ 465 milhões, o equivalente a 69% do investimento total. O restante será aplicado com capital próprio da Enerfin Enervento. “O grupo Elecnor está envolvido em 1,5 mil MW de energia eólica no mundo”, revelou Magadan.

A empresa, formada com o objetivo de construir o parque eólico, é controlada pela companhia espanhola Enerfin Enervento, do grupo Elecnor. Também é associada ao grupo alemão Wobben, responsável pela parte dos geradores, e à empresa gaúcha CIP Brasil.

Banner Revistas Mobile