Eventos

Lições valiosas para aumentar a eficiência da fermentação e processos nas usinas

Especialistas em fermentação reunidos após curso
Especialistas em fermentação reunidos após curso

Em seu discurso de encerramento do Curso, Jaime Finguerut destacou que os participantes estavam saindo dali com conhecimentos, experiências e estratégias valiosas para a obtenção de melhorias significativas na fermentação e na área de processos de suas unidades produtoras.

Abrindo o evento, Henrique Amorim apresentou um panorama bem amplo e detalhado do que é a fermentação no Brasil, mostrando as principais diferenças em relação a de outros países e quais são as inovações disponíveis e em desenvolvimento na área.

Já a Itapecuru Bioenergia mostrou como conseguiu, dando uma atenção especial às leveduras e com medidas básicas de assepsia, obter um rendimento médio de 92% ao longo de toda a safra, mesmo enfrentando severa restrições de matéria prima e altas temperaturas nas dornas de fermentação. Clique e veja mais detalhes do case da Itapecuru

Em seguida, o gerente industrial da Nardini, Oscar Ramiro Carrasque, mostrou como implantar e operar um sistema de controle automatizado de fermentação em batelada, cujos resultados finais são a estabilidade do processo e o aumento no rendimento fermentativo.

A São Martinho apresentou case com descrição detalhada do sistema de medida online sobre parâmetros na fermentação, um projeto que vem sendo desenvolvido já há um bom tempo pelo Grupo.

Já a Tonon trouxe case na filtragem de lodo com eficiência acima de 99,50% na safra, detalhando quais são os parâmetros que devem ser monitorados e controlados visando alcançar este resultado.

O CTC apresentou as últimas pesquisas na engenharia das leveduras e em novos processos fermentativos, sequer parecidos com os atuais, que visam resolver o “desperdício” da conversão pelas leveduras de cerca de 48% do açúcar em gás carbônico.

Em seguida, Teresa Cristina Vieira Viana, da MSBIO, mostrou a realidade enfrentada por diversas usinas que, devido às altas temperaturas no processo e nas dornas de fermentação, têm seu rendimento fermentativo reduzido em até 4% por conta do estressamento das leveduras presentes no processo que transformam-se em rugosas. Teresa demonstrou através de cases e números de diversas usinas, a realidade da renovação das leveduras rugosas em lisas, recuperando o rendimento fermentativo e reduzindo custos com dispersantes e antiespumantes. Clique e veja mais detalhes desta apresentação

O gerente industrial da Usina Pitangueiras, Gilmar Galon, destacou as funcionalidades e resultados que a usina vem obtendo com a implementação do Sistema de Simulação e Otimização em Tempo Real da Cogeração e Planta Industrial (S-PAA), cujos ganhos são estimados em R$ 1,4 milhão na safra. Galon e Douglas Mariani, da Soteica, transmitiram ao vivo a utilização do sistema pela Usina Pitangueiras. Clique e veja mais detalhes desta apresentação

Daniel Atala, da BP Biocombustiveis destacou a importância de inovações tecnológicas de curto prazo, além apresentar suas inovações tecnológicas no monitoramento e controle industrial, especialmente com a utilização da tecnologia NIR.

No final, o público pode conhecer a “Visão dos Executivos e Gestores de Usinas sobre Processos e Fermentação” no Painel de encerramento com a participação de representantes de usinas de cana e grupos produtores.

O Curso de Processos e Fermentação foi realizado pela Sinatub Tecnologia, com apoio da ProCana Brasil, na última quinta-feira (22/10), em Ribeirão Preto (SP).

O evento foi gravado em vídeo e será disponibilizado como Curso à Distância, para que os profissionais das usinas que não puderam estar presente tenham acesso ao valioso conteúdo das palestras/aulas.

Maiores informações com Josias Messias: 16 3512.4300 e [email protected]

Banner Revistas Mobile