Mercado

Levedura transgênica elimina uso de antibióticos

As contaminações bacterianas que ocorrem durante o processo de fermentação alcoólica podem ser controladas sem a utilização de antibióticos. Isto é o que demonstra pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo — USP, de São Paulo, SP. Esse estudo, realizado em laboratório, criou uma levedura transgênica, que possui ação eficaz contra bactérias “Temos tecnologia disponível para viabilizar a utilização desse produto. Tudo depende do interesse das usinas”, avisa a professora Elizabete José Vicente, que é uma das orientadoras do projeto.

Dornas sem antibiótico? Essa possibilidade torna-se concreta a partir do momento em que a “nova” levedura – na verdade, uma linhagem recombinante de Saccharomyces cerevisiae – libera a lisozima, uma substância tóxica para as Gram-positivas, que representam quase a totalidade das bactérias responsáveis pelas contaminações nas unidades de álcool do Estado de São Paulo. “O desafio da etapa acadêmica está sendo vencido. A tecnologia já é dominada em laboratório”, afirma. A nova levedura apresenta, também, termotolerância, resistência a ação de proteases e atividade enzimática satisfatória em pH baixo. E o melhor de tudo: durante os experimentos não foram registrados mutantes resistentes à lisozima

Segundo a professora, esse levedura é considerada transgênica, porque recebeu um gene específico que lhe atribui determinadas características. “A sua produção exigirá aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Mas, acredito que não haverá nenhum problema para isto”, observa. O Departamento de Microbiologia faz – de acordo com Elizabete – a chamada transformação genética limpa, que é adotada na pesquisa de alimentos. “Na área de fermentação alcoólica, fazemos o melhoramento de leveduras”, enfatiza ela, que orienta e coordena pesquisas de genética molecular e microorganismos.

Confira matéria completa na edição de Janeiro do JornalCana.

Banner Revistas Mobile