Mercado

Lasa, forte em soja, procura parceiros em cana

Caso você seja um fornecedor de cana e esteja pensando em ampliar sua plantação mas não possui terra suficiente para isso, esta é, certamente, uma oportunidade imperdível.

O Grupo Lasa Agroindustrial Ltda, que administra a Destilaria Lago Azul S/A – Lasa, tem à disposição dos interessados alguns milhares de hectares de terras preparadas para lavoura e reservadas para receber o maior número possível de mudas de cana.

Isto porque a empresa deseja obter com a cana o mesmo sucesso que experimenta com o complexo soja, que envolve plantio e processamento industrial.

No complexo cana, no máximo em 5 anos, a Lasa pretende sair das atuais 150 mil toneladas moídas para pelo menos 500 mil toneladas.

O empreendimento possui diversos atrativos. A começar pela geografia da região. A Lasa está instalada hoje quase na metade do caminho entre Uberlândia, MG, e Brasília, DF. Está a cerca de 190 km de Brasília e 210 km de Uberlândia.

As terras oferecidas – cortadas por boas estradas – circundam toda a destilaria e não passam de 15 km de distância da fábrica. Por esta razão o custo de corte, carregamento e transporte – os mais altos no processo de produção e normalmente bancados pelo fornecedor – são reduzidos sensivelmente.

A topografia plana das terras é outro atrativo. O maquinário não terá grandes dificuldades para plantar e colher o maior números

possível de canas.

Outro fator de destaque: a região é rica em recursos hídricos. Além disso, a diretoria da Lasa anuncia que está disposta a oferecer todo o suporte para que o trabalho dos fornecedores seja bem sucedido.

Paulo Gontijo Junior, o presidente, não acordou invocado um dia e decidiu moer cana em parceria com fornecedores. Como tem experiência bem sucedida com soja, entendeu que esse sucesso poderia ser estendido também à cana, matéria-prima do álcool, produto em que investe há alguns anos.

Naquela mesma região, a Lasa transferiu a fornecedores 100% dos cerca de 12 mil hectares de terra própria para plantio de soja. O sistema funciona desde 1999 e é inovador, por uma razão: a empresa não apenas oferece a área de plantio, mas financia integralmente o produtor, que não precisa se submeter à escravidão dos juros bancários.

A Lasa está ampliando sua moagem por etapas. Para isso, quer ver plantadas em suas terras cerca de 1.000 hectares por ano pelo menos pelos próximos 5 anos. Aos interessados em se transformar em fornecedores de cana da Lasa, Gontijo Junior passa o telefone: 61 612 1185. O e-mail é [email protected]

Confira especial completo sobre o assunto, na última edição do JornalCana, disponível neste site.

Banner Revistas Mobile