Mercado

Koizumi integrará comissão de etanol

Em parceria com o ex-ministro brasileiro Roberto Rodrigues e o irmão do presidente dos EUA, Jeb Bush, o ex-premiê japonês Junichiro Koizumi aceitou fazer parte da Comissão Interamericana do Etanol para auxiliar na promoção do uso do álcool carburante como alternativa ao petróleo e integrar as iniciativas de fomento ao combustível.

Dessa forma, a comissão, comandada hoje por Bush e Rodrigues, em parceria com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, deve se transformar numa entidade internacional ao incluir o representante de um potencial grande consumidor de etanol. O Japão tem uma lei que permite a mistura facultativa de 3% de álcool na gasolina. Além disso, o Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) está interessado em auxiliar a expansão da produção de etanol no Brasil por meio do financiamento de pesquisas, ampliação das áreas de cana-de-açúcar e construção de usinas.

Koizumi é hoje deputado no Japão, eleito pela região de Yokohama, e tem defendido a alternativa desde sua visita ao Brasil em 2004. A convite de Rodrigues, o então primeiro-ministro do Japão conheceu o modelo de produção de açúcar e álcool na usina paulista São Martinho.

Banner Revistas Mobile