Mercado

José Anibal diz que Governo Federal é irracional em relação ao setor

img9036

Nesta terça-feira, 5 de novembro, durante evento em São Paulo, capital, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, criticou a forma com que o Governo Federal trata o setor sucroenergético. Ele citou problemas na política de combustíveis do país, que segundo ele, não progride. “É um retrocesso enorme para um país que tem biomassa e estimula consumo de gasolina importada”.

Com números, Anibal mostrou um gráfico sobre o uso do combustível fóssil no país, que diminuiu em 2009, auge do consumo de etanol, e voltou a subir em 2012 e 2013. “É uma irracionalidade enorme com um setor que emprega 800 mil pessoas diretamente, com todos os equipamentos produzidos aqui. Dá dó de todos nós”, afirmou.

O representante lembrou ainda que em São Paulo 55% da matriz energética é renovável e que desse total, 33,5% são originados a partir da cana-de-açúcar. “Temos iniciativas em energia renovável da cana, além do empenho em parques eólicos, em energia solar e na ampliação da energia hidrelétrica”, indicou.

Por fim, ele voltou a destacar o desinteresse com o segmento por parte do Governo Federal. “Eles não fazem leilões por fonte de energia e até mesmo quando as novas hidrelétricas estão contratadas, os jornais mostram atrasos nas obras. Enquanto atrasam lá, aqui tem incentivo”.

Banner Revistas Mobile