Usinas

John Deere apresenta motor a etanol para equipamentos agrícolas

A novidade será apresentada na Agrishow e os testes em campo devem ter início ainda este ano no setor sucroenergético

John Deere apresenta motor a etanol para equipamentos agrícolas

A John Deere está prestes a revolucionar o setor sucroenergético com o lançamento de um motor a etanol de 9 litros, que será apresentado na Agrishow 2024. A empresa anunciou que os testes em campo terão início ainda este ano, marcando uma importante mudança na matriz energética dos equipamentos agrícolas.

Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (15), da qual o JornalCana participou, a companhia divulgou detalhes sobre essa inovação, que promete substituir os motores a diesel tradicionais.

Segundo Rodrigo Bonato, diretor de Marketing da John Deere para a América Latina, o motor a etanol representa um conceito inovador que será testado em condições reais no campo.

O novo propulsor, ainda em fase de desenvolvimento, é uma adaptação do bloco de motor a diesel, com modificações específicas para o uso de etanol. “Trata-se de um motor 9 litros, amplamente utilizado em tratores e colheitadeiras, adaptado para operar com etanol. Os resultados promissores em testes de bancada nos motivam a avançar para os testes em campo”, explicou Bonato.

LEIA MAIS > Boeing faz sua maior compra de combustível sustentável de aviação misto

Rodrigo Bonato, diretor de marketing da John Deere, para a América Latina

Os testes em campo terão foco inicial no setor sucroenergético, com ênfase na colheita de cana-de-açúcar. Posteriormente, o motor será avaliado em operações com grãos, visando comprovar sua durabilidade e desempenho em condições severas de uso.

“Agora o uso mais intensivo será na cana. Um trator na cana trabalha tranquilamente de 3.500 a 4.000 horas/safra, então, queremos testar em condições severas de uso, e logo depois, será testado em grãos também”, informou, ressaltando que os testes de campo e durabilidade deverão ocorrer nos próximos 12 meses e, em seguida, o novo motor deverá ser lançado comercialmente.

Bonato destacou a relevância estratégica do etanol como combustível de transição, especialmente pela sua facilidade de armazenamento e produção em larga escala pelas usinas. “Acreditamos no etanol como uma solução imediata e eficaz para reduzir emissões e promover uma agricultura mais sustentável”, afirmou.

O desenvolvimento desse motor representa uma colaboração global entre engenheiros brasileiros e americanos, visando aproveitar o potencial do etanol como combustível de alta octanagem para motores de alto desempenho.

LEIA MAIS >Vendas de hidratado nas usinas de SP atingem 2º maior volume do ano

Outra grande novidade da empresa no evento é o lançamento do John Deere Precision Upgrades. Esse recurso permite que tecnologias avançadas da John Deere sejam aplicadas em equipamentos da marca de gerações anteriores, bem como de outros fabricantes ou, até mesmo, caminhões utilizados na logística da fazenda, aumentando a eficiência operacional no campo.

Essa estratégia de atualização visa aumentar a eficiência operacional no campo, especialmente considerando o crescimento expressivo da conectividade de máquinas agrícolas da John Deere, que já alcança 650 mil unidades globalmente.

“A empresa está comprometida com a inovação e o desenvolvimento sustentável, investindo significativamente em pesquisa e desenvolvimento. No ano de 2023, foram destinados US$ 2,18 bilhões para P&D, impulsionando soluções que promovem uma agricultura mais produtiva e ambientalmente responsável”, conclui.

Banner Revistas Mobile