Mercado

IPC-Fipe perde fôlego e sobe 0,56%

A inflação de São Paulo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na quarta semana de janeiro, de 0,56%, ficou abaixo do piso das expectativas do mercado, de 0,62% a 0,80%.

Na terceira semana de janeiro, o índice apresentou variação de 0,72%. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda de até 20 salários mínimos.

Entre os grupos pesquisados pela Fipe, Educação passou de 4,24% na comparação quadrissemanal, para 5,44% em janeiro. Saúde passou de 0,23% na semana passada para 0,32% em janeiro. Transportes foi de 0,93% para 1,03%. Habitação passou de 0,39%, para 0,34%.

Entre os grupos que apresentaram queda está o grupo Alimentação, que caiu de 0,47% da terceira prévia para 0,06% nesta última medição.

O grupo Despesas Pessoais também caiu, foi de 1,33% para 0,55% em janeiro. Vestuário, que na terceira prévia do mês teve uma leve alta de 0,05%, fechou o mês com deflação de 0,27%.

Na mesmo período do mês de dezembro, o indicador registrou os seguintes indicadores: Habitação, alta de 0,29%; Alimentação ficou em 0,47%; Transportes teve alta de 1,35%; Despesas Pessoais apresentou alta de 1,32%; Saúde apontou inflação de 0,61%; Vestuário registrou variação positiva de 0,81% e por fim Educação, com alta de 0,10%.

Para os economistas do Bradesco, o resultado veio positivo, uma vez que os núcleos também cederam em relação à prévia anterior.

Segundo a análise, o núcleo por média aparadas sem suavização saiu de 0,45% na terceira quadrissemana, para 0,36% no fechamento do IPC-Fipe, e o núcleo por expurgo diminuiu de 0,92% para 0,75% no período.

De acordo com os técnicos, os fatores que desviaram o resultado do índice em relação às projeções do mercado foram as taxas de alguns grupos que ficaram muito abaixo do esperado.

São eles: Despesas Pessoais, que desacelerou de 1,33% na terceira prévia do mês, para 0,55%, principalmente em função do item pacotes de viagem, em decorrência do arrefecimento das despesas que subiram muito no final do ano, por conta do Natal e Revéillon; Alimentação, que passou de 0,47% na semana anterior para 0,06%; e Educação, que apesar de acelerar para 5,44%, ante 4,24% – o que é considerado um período sazonal por conta das mensalidades escolares – veio abaixo das estimativas do mercado.

IPC-S sobe e causa preocupação

Apesar de o IPC-Fipe ter apresentado um cenário “benigno” em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação nacional, veio alto e é um fator que deve deixar o Banco Central cauteloso em relação à sua política monetária nos próximos meses.

O IPC-S, que é apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu de 0,81%, na semana anterior, para 0,88% na última semana de janeiro.

Por conta disso, o departamento econômico do Bradesco trabalha com mais uma alta de 0,50 ponto percentual na taxa Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de fevereiro, e 0,25% em março.

Para os economistas do banco, a alta do índice mostra que os demais estados não estão refletindo o mesmo comportamento de queda da inflação, como ocorreu em São Paulo.

Eles calculam que o bom desempenho da inflação de São Paulo em janeiro pode ter ocorrido em função dos grupos Alimentação e Vestuário, que estão apresentando um comportamento favorável em relação às outras regiões do País. Pode ser que esses dois grupos estejam se beneficiando do clima chuvoso da região paulistana.

Banner Revistas Mobile