Mercado

IPC-Fipe fica em 0,73% na terceira prévia de setembro

A inflação do município de São Paulo ficou em 0,73% na terceira prévia de setembro, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Na primeira prévia deste mês, o IPC apontou evolução de 0,99% nos preços e, na segunda, de 0,89%. Há um mês, na terceira quadrissemana (período acumulado de quatro semanas) de agosto o índice foi ainda maior, de 1,08%. A diferença é que, em agosto, o índice refletiu aumentos de preços administrados promovidos em julho, o que não se repete tão intensamente em setembro.

A maior alta entre os grupos de produtos e serviços pesquisados na terceira parcial deste mês foi da alimentação, com 1,46% (contribuição de 0,331 ponto percentual no 0,73% geral do período). Por outro lado, o grupo habitação, que subiu menos, 1,16%, contribuiu mais com a composição do IPC (0,380 ponto).

Dois grupos tiveram deflação: transportes, com baixa de 0,70%, em virtude do recuo de preços como o gás de cozinha; e educação, com retração de 0,14%.

Os demais grupos apresentaram as seguintes variações positivas: despesas pessoais (0,71%); saúde (0,43%); e vestuário (-0,38%).

A evolução dos preços acima do esperado no início deste mês levou o economista e coordenador da pesquisa do IPC-Fipe, Heron do Carmo, a aumentar, na semana passada, a previsão de inflação para o mês, de 0,30% para 0,50%. (Folha de SP)

Banner Revistas Mobile