Usinas

Investimento em irrigação amplia produtividade do Grupo Olho D'Água

Com quatro variedades de açúcar, usina recebe prêmio na categoria de gestão de comercialização

Artur Tavares, Diretor Vice-presidente
Artur Tavares, Diretor Vice-presidente

Com três unidades sucroenergéticas e mais de 100 anos de tradição, o Grupo Olho D’Água é uma das referências do setor bioenergético do Nordeste. Além da certificação Bonsucro, obtida no ano de 2023, o grupo também foi um dos vencedores da edição MasterCana Nordeste, que reúne os principais expoentes do setor bioenergético da região.

Em 2022, num projeto que reuniu investimentos na ordem de R$ 74,2 milhões, o Grupo Olho D’Água inaugurou em Aliança -PE, a 86 km do Recife, a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, com capacidade para 17,8 milhões de metros cúbicos de água.

A barragem faz parte da estratégia do grupo em manter a regularidade das safras otimizando a oferta de água. Nessa linha, já possui a maior barragem privada de Pernambuco, a Artur Tavares de Melo, inaugurada em 2003, com capacidade para armazenar 21 milhões de metros cúbicos, com um espelho d’água que ocupa uma área de 320 hectares. Com a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, o grupo assegura a alta produtividade de suas usinas.

LEIA MAIS > Usina São José premia ideias inovadoras e sustentáveis

Gentil Ferreira, Gerente Geral

O Grupo Olho D’Água possui 50 mil hectares de área agricultável, dos quais 70% já são beneficiados com irrigação. Suas três usinas respondem por uma capacidade industrial de moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Como resultado, produzem 300 mil toneladas de açúcar refinado, cristal e demerara; 170 milhões de litros de etanol, álcool e aguardente; e geram 80 mil MWh de energia ao ano.

Nesta última edição do prêmio MasterCana Nordeste, o grupo foi contemplado com o troféu na categoria de “Comercialização de Açúcar – Gestão”. A marca Olho D’Água oferece açúcar refinado especial, granulado, açúcar cristal e demerara.

O Grupo Olho D’Água possui três usinas: Central Olho D’Água – PE, Giasa – PB e Comvap – PI. O grupo reúne mais de 8,5 mil colaboradores no período de safra. A área de influência das três usinas abrange 21 municípios. Distribuídos por estado, são dez em Pernambuco, cinco na Paraíba, quatro no Piauí e dois no Maranhão.

Confira AQUI toda a cerimônia de premiação.

Banner Revistas Mobile