Mercado

Interior de SP recebe projeto de requalificação de cortadores de cana

Na próxima segunda-feira (22/03) tem início as aulas dos cursos do Projeto RenovAção, voltado para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais que atuam no corte de cana, na região de Bauru e Lençóis Paulista, interior de São Paulo. As aulas serão ministradas no SENAI de Lençóis Paulista.

A iniciativa faz parte do Projeto RenovAção, criado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar – Unica, em parceria com a Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo) e patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo do projeto é preparar os trabalhadores para o futuro que se aproxima, sem o corte manual, pois no Estado de São Paulo, metade da colheita de cana-de-açúcar já é mecanizada, evitando a queima da palha de cana. “Esta é uma das maiores iniciativas do setor para o treinamento e requalificação de trabalhadores rurais. Os alunos têm a seu dispor estrutura e apóio profissional para desempenharem um novo trabalho dentro ou fora do segmento canavieiro,” afirma Maria Luiza Barbosa, consultora em responsabilidade social corporativa da UNICA.

O Projeto beneficiará até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores de operações manuais da cana-de-açúcar e integrantes de suas comunidades, nas seis maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo.

A primeira fase do programa teve início em fevereiro de 2010 na região de Presidente Prudente, com cursos de cursos de Motorista Canavieiro e Operador de Colhedora e na região de Ribeirão Preto, com os cursos de Soldador, Eletricista de Trator, Eletricista de Colhedora e Mecânico de Trator. Já a segunda fase, que acontece na região de Lençóis Paulista, oferece curso de Mecânico de Colhedora nas dependências do SENAI da região.

Banner Revistas Mobile