Mercado

InfoCana supera expectativas de público e expositores

A InfoCana (Congresso e Feira Nacional de Gestão Sucroalcooleira), único evento do país voltado para os executivos e administradores deste setor, foi um sucesso de público, com a inscrição de 630 congressistas, e os organizadores já estão se preparando para o próximo ano. De 16 a 18 de setembro, o Centro de Convenções Ribeirão Preto se tornou palco de debates, conceitos, cases e ferramentas que estão revolucionando a administração de usinas e destilarias.

Organizada pela ProCana – empresa líder de informações para a agroindústria canavieira –, a InfoCana abordou os temas mais relevantes da área e permitiu o intercâmbio entre os participantes. Foram abordadas as áreas de gestão estratégica, jurídica, tributária, tecnologia da informação, recursos humanos, finanças e comercialização.

Entre os diversos palestrantes da InfoCana, destacam-se Ozires Silva, ex-presidente da Petrobras e ex-ministro da Infra-Estrutura; André Beer, ex-presidente da Anfavea e ex-vice-presidente da General Motors; e o jornalista Gilberto Dimenstein, que fechou o ciclo de palestras com o tema A Qualidade de Vida do Profissional do Futuro. “Não existe investimento maior para qualquer empresa do que a educação. Eventos como este são relevantes para o profissional de hoje”, analisa Dimenstein.

Mais de 20 estandes, das mais variadas áreas, foram montados na InfoCana, e as empresas puderam mostrar seu trabalho para o público e fazer novos contatos. “A iniciativa foi oportuna, por tratar-se de um evento específico de um importante setor da economia. Por esta razão, tínhamos de estar presentes. É uma ação que requer investimentos, e a organização foi muito atenciosa. Por ser a primeira feira, o público não compareceu como queríamos, mas, certamente, a visitação aumentará nos próximos anos. A idéia é boa e temos a intenção de estar presentes nas outras edições”, conta Vitório Cerutti Neto, da Microsiga Software.

Para Edna Zaffalon, da Power & Masters Consultoria Empresarial, a InfoCana foi o pontapé inicial para o setor. “O mercado precisava deste evento, e o JornalCana soube ver a necessidade e InfoCana atendeu esta carência. Acertou em cheio, pois os fornecedores precisavam desta vitrine. Existem excelentes eventos voltados para tecnologia agrícola e industrial, mas ainda não existia nenhum voltado especificamente para gestão”, afirma Edna.

O público também a surpreendeu. “As usinas enviaram gente escolhida a dedo. Normalmente, as empresas mandam funcionários pela disponibilidade ou facilidade de se ausentarem. Desta vez, requisitaram gerentes e executivos, gente com poder de decisão, que pesquisa, avalia e leva a tecnologia para dentro da empresa. Certamente apoiaremos as próximas feiras”, enfatizou.

Embora seja ainda a primeira edição, a InfoCana propiciou um volume considerável de negócios. Os expositores apresentaram como expectativa o fechamento de negócios da ordem de um milhão e quarenta mil reais. Entretanto, o que mais chama atenção é a qualidade do público presente, pois 88% dos expositores classificaram o nível do público como bom e ótimo.

Paulo Cesar Malheiros de Almeida, diretor da Serve Bem Alimentação, sintetiza bem os resultados da InfoCana 2003: “Em termos de organização geral percebemos alguns pequenos pecados que, por ser a primeira feira foram absolutamente desculpáveis. Mas queremos ressaltar o foco em si, os princípios nos quais se alicerçaram a feira, foi excelente, foi perfeita. Para a Serve Bem foi uma grande oportunidade de mostrar o seu trabalho para um público fantástico. A InfoCana foi uma grande vitrine para nosso público alvo. Fizemos um grande networking e, com certeza, já estamos dentro da InfoCana 2004, onde nos dispomos a ter uma atuação muito mais envolvente ainda, participando até da sua estruturação”.

Banner Revistas Mobile