Mercado

InfoCana contempla administradores do setor

Josias Messias, diretor da empresa ProCana, fala nesta entrevista o objetivo de promover o InfoCana – Feira e Congresso Nacional de Gestão Sucroalcooleira.

JornalCana — Afinal, o que é a InfoCana?

Josias Messias — É um evento completo, composto de feira e congresso voltados para a área de administração das usinas e destilarias, que será realizado em Ribeirão Preto na mesma semana da Fenasucro.

JC — Por que realizar um grande evento como a InfoCana na mesma semana da Fenasucro?

JM — O público voltado à administração não tem encontrado grandes motivações de vir à Fenasucro porque ela tem se caracterizado como um evento voltado mais para a área industrial. O que notamos, então, é que profissionais e executivos da área de gestão não estavam sendo supridos por um grande evento do setor. A InfoCana veio suprir exatamente essa lacuna, contemplando os administradores das usinas.

JC — Qual o objetivo imediato desse evento?

JM — Proporcionar a estes executivos conhecimentos estratégicos e oportunidades de intercâmbio em uma única programação e local que lhes resulte em tempo na agenda para visitar a feira e os demais eventos que acotnecem na região.

JC — Que tipo de conhecimento a InfoCana proporcionará?

JM — Pelo menos 3 tipos de conhecimento: o primeiro é o conhecimento advindo de outros setores de mercado que já passaram por um momento de profissionalização e efervescência nas estratégias empresariais semelhante ao vivido atualmente pelo setor sucroalcooleiro.

O segundo tipo de conhecimento é o proporcionado por grupos produtores que estão hoje em estágio mais avançado no processo de profissionalização, obtendo sucesso em questões relevantes e, em decorrência disso, podem contribuir com o desenvolvimento das demais unidades produtoras. Dentro do setor há cases bem sucedidos de gestão que estão disponíveis e a InfoCana proporcionará o acesso a estas informações.

O terceiro grau de conhecimento surge por meio de especialistas que detêm conceitos inovadores e experiência em diversos segmentos de mercado, incluindo no agronegócio sucroalcooleiro, que podem ser aplicados pelas usinas e destilarias.

JC — E que formas de intercâmbio?

JM — Por tratar-se de uma feira e congresso, a InfoCana possibilitará intercâmbio riquíssimo em vários níveis, como networking, benchmarking e proverá tecnologias e ferramentas de resultados comprovados.

JC — A InfoCana apresenta algum tipo de formatação diferenciada dos demais eventos?

JM — É diferenciada em praticamente todos os aspectos. A começar dos temas oferecidos, que são prioritários em gestão sucroalcooleira hoje. Permite ao profissional que participe dos programas que abordem especificamente as questões de sua área de atuação.

JC — Quais são as expectativas para esse evento?

JM — O alvo não é a quantidade de visitantes, mas agregar valor ao setor. Nossa satisfação estará completa ao conseguirmos que cada visitante ou congressista receba conhecimentos estratégicos e venha a colocá-los em prática. Essas ações práticas, com certeza, vão gerar grande incremento de competitividade e rentabilidade para suas empresas.

Exatamente por compartilhar desta visão, o Gerhai — Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria vai realizar o seu já consagrado seminário anual na InfoCana.

JC — Quais temas serão abordados?

JM — Os temas vão tratar de questões que estão presentes no dia-a-dia, sobre a mesa de quem comanda as usinas. Abordaremos temas como reestruturação societária, sucessão familiar, responsabilidade e co-responsabilidade civil, criminal e tributária, que inclusive é um tema que hoje assusta os administradores, pois os coloca sob o risco de serem subitamente presos por atitudes de terceiros, e gerenciamento de risco.

São assuntos que exigem exigem atualização imediata. Só para mostrar um exemplo: O James Mister, da Cargill, vai aprofundar o assunto “gerenciamento de riscos” . Apresentará a mesma ferramenta que permitiu a um grupo de usinas mexicanas conseguir uma remuneração acima de 11 cents de dólar por libra/peso de açúcar em plena crise de 1999. Desta forma, o grupo adquiriu outras unidades e tornou-se o maior produtor de açúcar daquele país.

A InfoCana trará ainda palestrantes de renome, como Antoninho Marmo Trevisan, o professor Marco Aurélio Ferreira Vianna e Gilberto Dimenstein e veja programa completo no www.infocana.com.br.

Banner Revistas Mobile