Mercado

Infocana começa amanhã em Ribeirão Preto

A InfoCana (Congresso e Feira Nacional de Gestão Sucroalcooleira), único evento do país voltado para os executivos e administradores deste setor, começa amanhã (16/9), às 9h, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na rua Bernardino de Campos, 999. O evento se estenderá até o próximo dia 18 e debaterá conceitos, cases e ferramentas que estão revolucionando a administração das usinas e destilarias.

Organizada pela ProCana – empresa líder de informações para a agroindústria canavieira -, a InfoCana vai abordar os temas mais relevantes da área, permitir o intercâmbio entre os participantes e disponibilizar as ferramentas mais adequadas nas áreas de gestão estratégica, jurídica, tributária, tecnologia da informação, recursos humanos, finanças e comercialização.

Amanhã, a partir das 19h30, também haverá o Prêmio MasterCana 2003 Interior SP, no Buffet Renato Aguiar, em Ribeirão Preto. Seu objetivo é promover o reconhecimento público daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável e dinâmica, premiando pessoas e organizações que se destacaram na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e socioeconômico do setor. Premia, ainda, as marcas de maior destaque no fornecimento de bens e serviços para esta importante atividade econômica. As edições regionais do prêmio, no Nordeste e no interior paulista, antecedem o MasterCana Brasil, que acontecerá em 22 de outubro, no Credicard Hall, em São Paulo.

Entre os palestrantes que estarão presentes na InfoCana, destacam-se Ozires Silva, ex-presidente da Petrobras, Embraer e Varig e atual presidente da Pele Nova Biotecnologia, do Conselho de Administração do Word Trade Center e da Troller Veículos, que falará sobre o principal combustível na era do hidrogênio, o álcool; André Beer, ex-presidente da Anfavea e General Motors do Brasil, que abordará os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool; e Plinio Nastari, presidente da Datagro, que comentará sobre os cenários e tendências de produção e preço para as safras 2003/04 e 2004/05.

Também estarão presentes Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan

Auditoria, Consultoria e Educação; Ana Paula Malvestio, sócia da Price Waterhouse Coopers; Marcos Alberto Castellini, diretor-geral do Grupo Andrade; e Sérgio Bento da Silva e Ana Maria Cadavez, gerentes seniores da KPMG Human Resources Advsory Services.

Administração familiar em análise

A InfoCana também vai analisar a administração e sucessão familiar. Afinal, as empresas nacionais foram iniciadas, em sua maioria, por um empreendedor visionário. Naturalmente centralizador, ditava as regras e os procedimentos, e suas estratégias eram guardadas a sete chaves em sua própria cabeça. Os filhos eram iniciados na vida empresarial pelo fundador, como se talento fosse genético. Essa e outras análises serão feitas na InfoCana por Ana Maria Cadavez, gerente sênior da KPMG, uma especialista em preparação de sucessores nas empresas familiares.

Nos novos tempos de mercado, a competição acirrada está levando as empresas com estrutura familiar de administração a optarem pela profissionalização, ou seja, a contratação de pessoal altamente especializado para administrar os diversos setores da empresa. Ainda assim, o conceito familiar é mantido na maioria delas, surgindo a novidade de um conselho para acompanhar o desempenho não só dos executivos, como também dos parentes que perpetuam a família no grupo empresarial.

Para a gerente sênior da KPMG, se os herdeiros resolvem dar continuidade ao negócio da família, devem ter formação acadêmica de primeira linha e o conhecimento de modelos de gestão e de outras culturas empresariais.

Financiamentos

A DAG Assessoria, empresa com 25 anos de experiência em obtenção de recursos financeiros a curto e longo prazo, estará presente na InfoCana para colocar à disposição do setor sucroalcooleiro as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). De acordo com o diretor da empresa, Dagoberto Antonio de Lima, além de dar orientações sobre financiamentos, a DAG vai disponibilizar um novo conceito de administração, o Planejamento Societário, tendo em vista que o advento do novo Código Civil exigiu a criação de ferramentas para proteger os sócios e o patrimônio empresarial e familiar das responsabilidades solidárias.

O consultor Antenor Pelegrino, especialista em direito do trabalho, também estará presente na InfoCana para oferecer um serviço inovador em feiras e congressos: uma Sala de Consultoria Trabalhista. Empresários, administradores de empresas, contadores, gerentes de recursos humanos, dirigentes de sindicatos patrona is, associações de produtores e cooperativas terão à disposição um especialista em leis trabalhistas, que responderá às dúvidas do dia-a-dia. Pelegrino está há mais de 30 anos atuando no setor, dez dos quais em recursos humanos e mais de 20 como advogado e consultor trabalhista.

O custo da consulta é de apenas uma cesta básica, e o montante arrecadado será destinado à Soberp (Sociedade Beneficente Evangélica de Ribeirão Preto), entidade que mantém programas de assistência social em abrigo provisório de crianças e adolescentes em situação de risco; de profissionalização para famílias, dos pais aos filhos; de informática a corte e costura; e de atendimento a portadores do vírus HIV.

O papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

Fonte Assessoria de Imprensa

F: (16) 610-0697 – [email protected]

Banner Revistas Mobile