Mercado

Indústria pede que EUA elevem cota de importação de açúcar

A Associação dos Usuários de Adoçantes pediu nesta quarta-feira que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumente a cota tarifária de importação de açúcar. Os EUA consomem cerca de 9,5 milhões de toneladas de açúcar por ano e devem importar parte disso para suprir a demanda interna. Mas o governo restringe as importações do produto com tarifas baixas ou nulas para proteger os produtores domésticos.

“O mercado norte-americano precisa de uma oferta adicional substancial de açúcar e um aumento da cota tarifária é a única maneira de fornecer ofertas adequadas a preços razoáveis”, informou a associação por meio de nota. O USDA está atualmente sujeito a restrições ditadas pela Farm Bill (Lei agrícola) de 2008, que deixarão de vigorar em 1º de abril.

A entidade acrescentou que a importação de um volume extra de 728 mil a 961 mil toneladas de açúcar demerara elevaria os estoques finais do país a patamares aceitáveis. A cota tarifária para o açúcar produzido a partir da cana é de 1,2 milhão de toneladas no ano fiscal 2012.

“O custo do açúcar subiu para um nível que não deveria”, afirmou o chefe-executivo da PEZ Candy, Joe Vittoria, que compra apenas açúcar produzido nos EUA para suas operações domésticas.

Banner Revistas Mobile