Mercado

Indústria inicia campanha para promover uso do etanol

Após quatro anos sem grandes ações na mídia e em momento de retração no consumo, a indústria do etanol promove nova campanha publicitária para tentar convencer a população a abastecer seu carro com o combustível. A partir do próximo domingo e até 15 de dezembro, peças publicitárias em todas as mídias do Estado de São Paulo, além de ações promocionais nos postos, destacarão o “impacto positivo” do uso de etanol como combustível potente e limpo. O slogan “Coloca etanol, o combustível completão” será apregoado pelo ator Lucio Mauro Filho, do seriado “A Grande Família”, que, no papel de frentista, abordará donas de casa, trabalhadores e estudantes para mostrar as vantagens do etanol.

A questão do preço está fora da campanha, mas a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) aproveita o momento em que o etanol está competitivo em São Paulo, Estado que representa metade do consumo do combustível no País, para “reativar o consumidor”, nas palavras do diretor de comunicação corporativa da Unica, Adhemar Altieri. Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana o preço do etanol representava 66,60% do valor da gasolina em São Paulo. Também era competitivo em Mato Grosso (61,71%) e em Goiás (65,70%). A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina.

Para Altieri, o fato de a produção brasileira ter se estabilizado, após um ano de oferta restrita, justifica o lançamento da campanha. Questionado se a alta dos preços do etanol anidro e hidratado na última semana nas usinas seria um risco para a campanha, o executivo da Unica disse que a oscilação é normal, já que se trata de um mercado no qual não há “intervenção”, em referência à Petrobras, que mantém o valor da gasolina sob controle. Para Altieri, as usinas têm estoques confortáveis de etanol e o combustível seguirá competitivo em São Paulo, além de outros Estados onde a carga tributária não é tão pesada. Ele citou, além de Mato Grosso e Goiás, também Mato Grosso do Sul e Paraná.

Quanto à concorrência com a Petrobras no que se refere ao etanol, Altieri disse que a campanha da Unica deixará a estatal “feliz”, já que promoverá o consumo do combustível renovável, reduzindo a demanda por gasolina. “E eles não têm onde buscar mais gasolina”, disse. Outra “ajuda” do setor em favor da Petrobras será, segundo ele, o aumento da mistura de anidro à gasolina de 20% a 25%, esperado para o ano que vem.

A campanha “Coloca etanol, o combustível completão” foi criada pela Borghi/Lowe e a Open. A Unica representa as principais unidades produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade da região Centro-Sul. As usinas associadas à entidade respondem por 50% da produção nacional de cana de açúcar e 60% da produção de etanol.

Banner Revistas Mobile