Mercado

Indústria de SP contrata mais pelo 5º mês seguido

As contratações na indústria paulista cresceram pelo quinto mês consecutivo, mas apresentaram desaceleração. Foram abertos 7.248 postos de trabalho em maio, o que representa aumento de 0,38% na comparação com abril, segundo o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Apesar de o número de contratações ter sido positivo, em maio houve a segunda menor abertura de vagas do ano, perdendo apenas para fevereiro, quando houve 6.948 contratações. O número de contratações do mês passado também ficou abaixo do verificado em maio de 2004, quando foram abertas 14.569 vagas. Em abril, o crescimento havia sido de 0,47%, em março, 0,45%, em fevereiro, 0,36%, e em janeiro, 0,41%. No ano, a indústria paulista abriu 40.116 postos, incremento de 2,07% em relação a igual período de 2004.

Para o diretor do departamento de economia do Ciesp, Boris Tabacof, a desaceleração não foi surpresa. “Está se confirmando uma tendência de queda com a desaceleração da economia”, afirmou, ao citar o resultado do PIB — que cresceu apenas 0,3% no primeiro trimestre–, o real apreciado, que reduz a competitividade dos produtos brasileiros e a taxa de juro, que permanece em 19,75% ao ano. Segundo Tabacof, não há risco de desemprego até o fim do ano. “A economia do Estado é muito diversificada, o crescimento deve continuar, mesmo perdendo fôlego.”

Mais uma vez a safra de açúcar e álcool puxou o índice. As maiores quedas foram registradas no setor têxtil (-1,32%) e de calçados (-2,37%). Segundo o Ciesp, a competição de produtos têxteis chineses também teve impacto negativo nas contratações da indústria.

Banner Revistas Mobile