Mercado

INDÚSTRIA 4.0: desafios e soluções

Segurança e controle em turbomáquinas

INDÚSTRIA 4.0: desafios e soluções

O conceito de Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez na Feira de Hannover, em 2011, por conta de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, referência quando o assunto é inovação. O projeto envolveu diversas esferas da sociedade para modernizar e aperfeiçoar ainda mais as indústrias locais. Esse modelo se baseia na compreensão de que os investimentos em estudos e projetos de inovação devem ser focados no conteúdo tecnológico e seus benefícios para a sociedade, e não apenas no âmbito financeiro.

Essa integração entre máquinas, capazes de tomar decisões descentralizadas e cooperar entre elas e com humanos, é possível graças a ferramentas como big data, computação na nuvem e Internet das Coisas – Internet of Things (IoT). Esta última, combinada com sistemas automatizados, permite conectar a internet com objetos, para muito além de smartphones, tablets e computadores.

Com a IoT surgem as chamadas fábricas inteligentes, fazendo a conexão entre sensores e outros dispositivos, para coletar informações em tempo real, analisá-las e criar ações de resposta. A indústria assim ganha em eficiência, resultado da economia de recursos, aumento de produtividade e redução do tempo de inatividade, através da manutenção preditiva de máquinas e equipamentos. A TGM, em sintonia com um  mercado em constante evolução, tem fornecido sistemas de segurança e controle de turbomáquinas dedicados à geração de energia elétrica e acionamentos mecânicos que estão conectados a um espaço dinâmico, em tempo real, permitindo coletar informações sobre energia gerada (Importação/Exportação), carga da moenda para controle de produção, manutenção preditiva, gestão dos ativos, entre outros.

Neste novo cenário, teremos os processos produtivos conectados a todos os instrumentos e equipamentos na planta industrial, no qual possibilitará os sistemas operarem a partir dos históricos gerados, tornando as tomadas de decisões mais assertivas, uma vez que as análises ocorrerão a partir do ambiente produtivo com variáveis inter-relacionadas, e não mais a eventos isolados.

Ao garantir a vida útil das máquinas por meio da tecnologia 4.0 é possível atingir maior economia, melhores condições de trabalho, mais previsibilidade de falhas, maior controle e integração dos processos produtivos e redução do tempo de equipamento parado.

Banner Revistas Mobile