Usinas

Índice de Poder de Compra de Fertilizante melhora 12% em junho

O indicador é igual ao de março de 2021 e já é o menor de 2023  

Índice de Poder de Compra de Fertilizante melhora 12% em junho

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) apresentou uma melhora de 12% em junho, fechando em 0,87, ante 0,99 de maio.

O indicador é igual ao de março de 2021 e já é o menor de 2023. O cenário segue favorável ao agricultor, permitindo uma boa relação de troca.

Durante o período, os preços dos fertilizantes registraram queda média de 14% em relação a maio. A melhora no resultado do IPCF de junho também é reflexo da queda no preço das commodities (-0,2%), puxada pela queda no milho (cerca de 4%), que superou as altas de soja, algodão e cana-de-açúcar.

Essa queda foi motivada pelas expectativas de alta produtividade brasileira da safrinha de milho e pelo atual cenário da safra americana, com anúncios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de clima favorável.

A partir desse momento, para evitar acúmulos logísticos o produtor deve buscar se planejar e receber antecipadamente seus insumos para garantir o plantio dentro da janela ideal.

LEIA MAIS > Do açúcar ao bioplástico

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a junho/2023.

Banner Revistas Mobile