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Indicadores de RH buscam excelência organizacional

São muito comuns as perguntas relativas aos indicadores de recursos humanos utilizados por uma empresa, organização ou grupo de empresas. Quais são? Para que servem ? Quais os principais ? Não há uma disposição formal quanto ao número de indicadores utilizados nem seu grau de importância. De fato, o que existe é a utilização dos mesmos de acordo com sua aplicabilidade em cada empresa, principalmente pelo que tais informações podem servir como ferramentas na tomada de decisões importantes.

“Em linhas gerais, no setor sucroalcooleiro, são utilizados indicadores de ordem econômica (quantidade de pessoal por setor), com o qual se identifica o volume da estrutura”, explica Erotides Gil Bosshard, especialista em Direção de Recursos Humanos e Negociação Coletiva, assessor de Relações Institucionais do Grupo Cosan e diretor do Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos da Agroindústria). Ele cita ainda outro indicador de recursos humanos, a relação da folha bruta com a folha nominal de salários, pelo qual se detectam quantidade e valores de horas extras e adicionais.

O setor sucroalcooleiro faz uso também do absenteísmo como indicador de recursos humanos, pelo qual são informadas as faltas ao trabalho, seus motivos e características, acidentes do trabalho, permitindo uma análise de frequência e gravidade, setores de maior incidência, parte do corpo mais atingida. Outro indicador, o turn-over, consiste num índice de admissão e desligamentos, seus motivos e causas, produtividade (largamente utilizado no setor de corte, carregamento e transporte da cana de açúcar, pelo que a remuneração é estabelecida).

Para o diretor do Gerhai, o conjunto desses indicadores pode disponibilizar informações que levam o gestor a identificar a relação de seu custo de pessoal por produto, compatibilidade da estrutura de pessoas e salários com os demais custos da organização, as ações necessárias para aproximar-se do seu número ideal. “Os indicadores de ordem qualitativa (grau de competência, qualificação de chefias, clima organizacional) servem para definir a atual necessidade de pessoal, capacitação dos agentes na adequação de melhoria de qualidade, inclusão de novas tecnologias, nível de satisfação e motivação”, afirma ele.

Leia reportagem completa sobre os indicadores de Recursos Humanos na edição de janeiro do JornalCana.

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