Mercado

Índia e China abrem as portas para agronegócio brasileiro

Uma missão brasileira viaja hoje para a Índia para negociar novos acordos comerciais com aquele país. João Cavalléro, diretor do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai negociar o intercâmbio de material genético bovino (embriões) e a abertura de mercado para a exportação de carne de frango. Neste sábado (18/10), uma missão do MAPA viaja para a China, onde permanecerá até o dia 25/10, com o objetivo de discutir protocolos sanitários para exportação de carne bovina e de frango. Na área vegetal, as negociações incluirão, além da soja, frutas cítricas, melão, mamão e manga.

Hoje o mercado chinês absorve 48% das exportações brasileiras de soja em grão. Só este ano (de janeiro a setembro) a China comprou mais de 19 milhões de toneladas de soja do Brasil.

A importância desse mercado levou o MAPA, recentemente, a impor um rígido controle de qualidade do produto destinado àquele país, já que os chineses vinham reclamando da ocorrência de impurezas no produto, acima dos padrões internacionais.

Banner Revistas Mobile