Mercado

IBGE aponta que a produção industrial de 2003 foi a pior desde 99

A produção industrial brasileira acumulou um crescimento de 0,3% ao longo de 2003 ante 2002, e foi, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o pior resultado desde 1999, quando a indústria registrou queda de 0,7%.

Para o coordenador de indústria do IBGE, Sílvio Sales, o crescimento foi muito discreto, mas razoável diante das circunstâncias que a economia do país atravessou no ano passado. “O resultado foi o preço que se pagou pelo controle da inflação, que também continuou influenciando na queda do rendimento real do trabalhador e no aumento do trabalho informal”, explicou Sales.

Os índices divulgados na sexta-feira pelo IBGE mostram, no entanto, que a produção industrial nacional apresentou uma recuperação no final do ano, já que o trimestre encerrado em dezembro registrou um aumento 5,7% superior ao trimestre encerrado em junho. “A indústria encerrou 2003 operando num patamar acima do que ela produziu ao longo do ano, o que pode ser uma indicação positiva para 2004”, acrescentou.

Ainda de acordo com Sales, a queda de 1% na produção industrial em dezembro, ante novembro, “não significa o início de um processo de reversão do crescimento, porque a queda ocorreu após um período razoável de crescimento e pode ser um sinal de que as empresas estão olhando os estoques para fazer planos em relação à produção”.

A Pesquisa Industrial Mensal mostra que os bens não duráveis tiveram queda acumulada de 5,5% no ano e que foi o único segmento a apresentar no segundo semestre um resultado pior do que o registrado nos primeiros seis meses do ano.

Este segmento é o mais atrelado à renda do trabalhador e, conforme o IBGE, desde 1998 vem registrando taxas negativas. Já os bens intermediários, beneficiados pelo aumento das exportações, apresentaram crescimento de 1,9% no segundo semestre de 2003. Os bens semi-duráveis também apresentaram recuperação com a melhoria das condições de crédito. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile