Mercado

IBC reúne experiências da América Latina em encontro de Project Finance

Discutir os mais adequados instrumentos de captação de recursos para

financiamentos estruturados na América Latina será o tema do 5o. Encontro Anual de Project Finance, que a IBC irá promover no Rio de Janeiro entre 20 e 23 de setembro, com a participação de alguns dos maiores especialistas latino-americanos, e apoio oficial da IPFA – The International Project Finance Association. Ao todo serão apresentados 12 estudos de casos, entre os quais o projeto Costanera Norte, Transmilênio, Transantiago, Projeto Camisea e Cia. Açucareira Vale do Rosário.

Para iniciar os trabalhos no dia 20, a IBC convidou o “managing director” do Banco Espírito Santo de Investimento, Pedro Ferreira Neto, que irá liderar uma sessão sobre a estruturação de operações competitivas de PF, discutindo todas as etapas da criação de um modelo de financiamento de projeto, desde a viabilidade financeira, formatação e gerenciamento do processo, até aspectos legais, alocação de riscos e formatação de garantias. Toda a discussão será ilustrada com vários casos práticos selecionados pelo palestrante.

No dia 21, para a abertura da sessão plenária, o responsável pela área de mercado de capitais para a América Latina do ABN-AMRO, Carlos Braga, falará sobre as oportunidades para o mercado de PF na América Latina. Em seguida, o vice-presidente de infra-estrutura da CAF – Corporación Andina de Fomento, Antonio Juan Sosa, falará sobre a IIRSA – iniciativa de doze governos para a integração da infra-estrutura latino-americana que conta com o apoio da CAF, do BID e do Fonplata.

A garantia de novos investimentos nos países latino-americanos será o tema do painel de debates que reunirá cinco especialistas: o diretor executivo da ABDE, Antonio F. Carraro, o chairman da IPFA – The International Project Finance Association, Geoff Haley, o diretor de exportação e PF da Construtora Norberto Odebrecht, André Amaro da Silveira, o responsável global pela área de infra-estrutura da MIGA (agência multilateral), Philippe Valahu, e o “head of finance and development Brazil” da Terna Spa (Enel Group), Giovanni Giovannelli.

Ainda no primeiro dia, o subsecretário de obras públicas do Chile,

Clemente Pérez, explicará as estratégias adotadas pelo governo chileno na captação de investimentos para obras de infra-estrutura, e na parte brasileira, especialistas debaterão as oportunidades de PF no setor elétrico a partir da nova regulamentação, e a participação dos financiamentos estruturados no modelo brasileiro de parcerias público-privadas.

No dia 22, os casos práticos devem atrair a atenção do público, com

destaque para o projeto de co-geração com biomassa conduzido pela Cia. Açucareira Vale do Rosário, vencedora do prêmio “The best CDM project 2004”, e para o projeto Costanera Norte, que analisará as diferenças entre o modelo de PPP chileno e o brasileiro. Outros estudos programados discutirão iniciativas em saneamento, telecomunicações, transporte urbano de passageiros e financiamentos voltados à exportação de serviços, e serão apresentados por representantes da Caixa Econômica, CVM, BNDES e SBCE.

A atuação dos fundos de pensão em operações de PF será tema da palestra do presidente da Petros, Wagner Pinheiro de Oliveira, e o gerenciamento de riscos a partir do ponto de vista do mercado segurador será analisado pelo diretor da divisão de riscos políticos e de crédito da Alexander Forbes, Peter Hornsby.

No dia 23, quatro sessões foram estruturadas para discutir operações nos segmentos de óleo e gás, mineração e aço, projetos hidroelétricos e projetos de telecomunicações. A programação completa do 5o. Encontro Anual de Project Finance está disponível em português e espanhol no site www.ibcprojectfinance.com.br. Outras informações na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808

AGENDA: 5o. Encontro Anual de Project Finance De 20 a 23 de setembro de 2004.

Local: Sheraton Rio Hotel & Towers – Avenida Niemeyer, 121 – Rio de

Janeiro – RJ

Horário: das 9h às 18h

Inscrições a partir de R$ 1.457,51 (investimento + impostos)

Informações: 11-3017-6808 ou [email protected]

RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES:

Marcelo Toledo

Communications Advisor – MTb 31.831

IBC – International Business Communications

Phone + 55-11-3017-6808

Fax + 55-11-3017-6802

[email protected]

Banner Revistas Mobile