Mercado

IAC é credenciado para realizar análises físico-químicas de fertilizantes

Desde o dia 14 de dezembro, o Laboratório de Análise de Fertilizantes e Resíduos, do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, passa a fazer parte dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar Análises Físico-Químicas de Fertilizantes, Corretivos, Substratos e afins.

Além do IAC, apenas outro laboratório no País possui esse credenciamento, que habilita o Instituto a disputar licitações de análises para o Ministério. O IAC realizou 3351 análises até o mês de novembro de 2011, sendo que 640 foram em fertilizantes minerais e orgânicos. Essas análises foram realizadas para produtores e consumidores que procuraram o laboratório.

As reformas implantadas desde 2006 foram essenciais para obtenção do credenciamento. Além das melhorias estruturais foram realizadas auditorias do MAPA, em junho de 2011, padronização da documentação de acordo com a ISO e a recomendação do controle de qualidade para que o IAC participe do ensaio de proficiência em fertilizantes da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagro), em que o IAC já participa como convidado há dois anos e meio.

As benfeitorias procuraram atender à ISO/17025. As melhorias na estrutura do sistema de qualidade resultaram em economia de água e de energia elétrica em torno de 90%. O treinamento dos técnicos envolvidos foi complementado nos laboratório da rede Lanagro por meio de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançado em conjunto com o MAPA.

“Se confirmarmos que a garantia declarada pelos produtos não está em conformidade com o MAPA, os informaremos e estes realizarão a perícia da amostra, que pode acarretar em punições para o produtor, ou seja, essas análises são de fiscalização de fertilizantes, em apoio à rede oficial de fiscalização do MAPA já existente e que está sobrecarregada”, diz Aline Renée Coscione Gomes, pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Ela afirma que no momento o Instituto realiza 90% das análises do escopo do Ministério. A expectativa é que, em médio prazo, o IAC execute todas as análises existentes no Manual de Métodos Oficiais do MAPA e também aquelas que constam em instruções normativas do MAPA, com status de fiscalização. A pesquisadora acredita que ao atender o MAPA, a comunidade passará a procurar mais o laboratório.

Banner Revistas Mobile