Mercado

Hospital Barão de Lucena comemora Jubileu de Ouro

O Hospital Barão de Lucena, em Recife, PE, completou 50 anos este mês. Para comemorar, a entidade realizou, na semana passada, uma jornada científica, com a realização de palestras ministradas por especialistas que fizeram parte do corpo clínico do HBL. Os temas tiveram como base aspectos clínicos, psicológicos e nutricionais.

As conferências mostraram a humanização nos hospitais, males como a Síndrome Metabólica, obesidade, bioética, cirurgia anti-refluxo, sepse, hipertensão arterial, residência médica e infecção hospitalar, como a resistência bacteriana.

Além esclarecimentos e debates, o evento contou com a realização de um culto ecumênico em homenagem a José Pessoa de Queiroz, fundador da instituição, além da instalação de uma Feira de Saúde, com estandes de informações sobre a prevenção e tratamento de diversas doenças. No último dia das festividades, houve campeonato de dominó, bingo e um almoço de confraternização para os funcionários.

Há 50 anos, num cenário histórico completamente diferente, onde existia uma carência por hospitais públicos de grande porte, José Pessoa de Queiroz não apenas fundava uma unidade hospitalar em Pernambuco, como também assumia a presidência do Hospital Barão de Lucena. Uma instituição inovadora que se destacou, entre outras ações, pela instalação da primeira UTI e residência médica num hospital do estado.

O HBL é referência em atendimento à Gestante de Alto Risco e em Terapia Renal Substitutiva, como também em distribuição de bolsas para colostomizados e urostomizados. A instituição detém o título de “Amigo da Criança” concedido pelo Unicef, além de ser uma unidade de alta complexidade em Oncologia.

Em sua estrutura funcional, o HBL possui 347 leitos em várias áreas e 33 consultórios em diversas especialidades. No ano passado, o hospital ganhou um tomógrafo computadorizado de última geração e novas máquinas de hemodiálise, além de inaugurar novos ambulatórios de clínica médica e endocrinologia.

História

Em 1958, quando foi erguido, o HBL foi construído dentro de um terreno de 100 mil m², na Avenida Caxangá, em Recife, e a construção tinha uma área de 18.693 m². Na época, José Pessoa de Queiroz doou o terreno para a construção da instituição. Inovadora desde o começo, já oferecia, entre outros serviços, um campo de pouso para helicóptero, ar-condicionado com filtro no bloco cirúrgico e água quente nos quartos.

Banner Revistas Mobile