Mercado

Honda a gás, abastecido em casa

Um carro movido a gás natural, que pode ser abastecido na própria garagem da casa, é a mais recente aposta da Honda no mercado americano. A montadora japonesa, pioneira no lançamento de modelos híbridos, movidos a gasolina e energia elétrica, também quer incentivar o uso do gás, outra alternativa para a cara gasolina, além de bem menos poluente.

Em parceria com a também americana FuelMaker Corporation, a Honda desenvolveu equipamento que permite abastecer o carro na garagem. Além da comodidade, o preço é mais barato pois não há impostos para o gás residencial, enquanto nos postos há tributação. A montadora ofereceu o sistema a 310 compradores da Califórnia do modelo Civic GX, a versão da marca movida a GNV.

O equipamento, batizado de Phill, é simples de operar e usa a tubulação do gás que abastece fogões ou o sistema de calefação das casas. Segundo a montadora, o preço é de cerca de US$ 2 mil, mas a Honda está oferecendo unidades gratuitas. O Civic GX custa US$ 22.310. O modelo foi eleito o Automóvel Ecológico do Ano nos EUA.

Segundo a empresa, o GX produz 20% a 25% menos emissões ligadas ao aquecimento global, como monóxido de carbono, além de poluir bem menos que um modelo a gasolina. Somente carros híbridos têm desempenho igual.

O GX foi lançado em 1997 e vendeu, até agora, perto de 7 mil unidades. A montadora priorizava frotas, especialmente para serviços públicos, e só agora está incentivando a compra por consumidores em geral.

No Brasil, a Honda deve lançar, somente em 2006, as primeiras versões da marca de modelos Civic e Fit com motor bicombustível, que rodam com gasolina ou álcool.

Banner Revistas Mobile